

COMUNIDADE EVANGELICA KOINONIA
AV. MARECHAL TITO 6416 - ITAIM PTA. SÃO PAULO SP
ao lado do Sondas Supermercado e em frente ao Posto Shell
Fone: 947765133 zap
email: cekoinonia@hotmail.com - wilsp.38@hotmail.com - visite no facebook
PARA PENSAR, MEDITAR E TOMAR UMA NOVA ATITUDE!
compartilhe esta pagina com amigos
CLIQUE NO LINK DO FACE DA KOINONIA, E VEJA MAIS MENSAGENS E DEVOCIONAIS
SLIDES, MENSAGENS E PREGAÇÕES EM POWER POINT
SEMINARIO PROFETICO: AS 12 PORTAS DE JERUSALEM
SEMINARIO PROFETICO: OS SETE SEGREDOS DA UNÇÃO DOBRADA
SEMINARIO PROFETICO: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
PALESTRA PARA ENCONTRO DE HOMENS
MENSAGENS COM TEMAS VARIADOS, LEIA E SEJA EDIFICADO

JAMAIS SUBESTIME A IMPORTÂNCIA DO INDIVIDUO, DEUS CONTA COM ISSO!
ESTER 4:1...
Quando Deus quer realizar algo grande, dar uma visão profetica ou começar uma grande mudança na sociedade, Ele não conta com multidões, mas com individuos. Em Is.59:16, Jr. 5:1 e Ez. 22:30, Deus busca por uma pessoa, alguém que se disponha, que queira fazer a diferença e influenciar a historia. A super pupulação do mundo hoje (7bilhões), nos dá a falsa sensação que em meio a tanta gente, um individuo só não faz tanta diferença. Como dizem: "uma andorinha só não faz verão".
Deus em Sua Palavra no diz exatamente o oposto. Sim, uma pessoa pode fazer grande diferença, quando deixa de ser apenas mais um na multidão e se propôe a sair da zona de conforto e lutar por mudanças. A Biblia, no Livro de Ester capitulo 4, fala de um homem chamado MORDECAI (ou MARDOQUEU), este homem era apenas um, em meio a uma grande nação, mas diante do perigo do exterminio de seu povo, se dispos, ainda que SOZINHO, a fazer algo para mudar aquela situação, não aceitou a decratação da ruina, não se conformou com o "destino" de seus irmãos. Ele era apenas um, mas era tudo que Deus procurava, ALGUÉM que se dispusesse a ser um instrumento nas mão do Dele, alguém que se colocasse na brecha por esta terra.
Pela sua fé, paciencia, coragem e sua determinação, Mordecai reverteu a sentença de morte contra seu povo, e não só livrou as pessoas como colocou o Nome do Senhor em honra diante de um povo pagão. O segredo da sucesso de Mordecai é simples, ele simplesmente elevou sua coragem ao nivel de suas convicções! ou seja, ele lutou por aquilo que acreditava. Não apenas cria que a situação mudaria, mas deu sua parcela de contribuição para isso acontecer. Não ficou parado esperando cair uma solução do céu, mas foi ao Céu pela sua oração, buscar esta solução. Preste atenção no que a Palavra nos ensina em Ester cap.4, não importa se voce é o unico cristão no meio em que vive. Não importa com quantos voce vai, mas com Quem voce esta. jamais subestime o valor do individuo, Deus conta com isso, para operar milagres:
v.2 - quando somos pequenos ou poucos, temos que fazer o possivel para chamar atenção para nossa situação. Para que nossa voz seja ouvida, grite, fale com convicção, faça sua nescessidade aparecer. mordecai, saiu pela cidade clamando, foi até o palacio, mas não pode entrar, então fez com que o palacio viesse até ele: "Se eu não posso entrar, vou traze-los a mim". Seja sabio no falar, mas fale, se expresse, deixe as pessoas sentirem oque voce sente, saber o que voce pensa ou nescessita.
v.4 - jamais aceite soluções paleativas, para seus problemas, nem se contente com medidas que só aliviam a situação. se voce quer solução, não aceite "ajudinhas". Ester achou que dando roupinhas novas ele ficaria feliz. Mordecai queria bem mais que isso. Não deixe presentinhos calarem sua fome de justiça, ou sorrisinhos ser a solução para problemas que precisam ser confrontados. Não aceite solução imediatistas, lute pela solução completa.
v.6 - jamais rejeite as oportunidades de ajuda, mesmo que venham muito tempo depois de procuradas. Mordecai, ficou a porta do Palacio mas ninguem o atendeu, saiu para a praça e só depois de um tempo alguém foi ate ele, porém ele não desitiu de esperar por uma resposta. tem pessoas que se o pedido de desculpas não vier quando espera, não aceita mais se vier. outros rejeitam quando alguém aparece "atrazados" coma ajuda. Mordecai esperou... demorou mas veio, e quando veio a resposta, ele estava pronto para receber, porque vem quando tem que vir, a final Deus esta no controle de do tempo.
v.13,14 - Mordecai ensina que não basta saber O QUE pedir, é repciso saber COMO pedir. até a oração pode não ser respondida quando não sabemos pedir como convém. é preciso saber a hora certa para dar uma bronca em alguém ou fazer um elogio. é preciso o tempo e as palavras certas na hora de pedir perdão. Palavra mau colocada ou mau interpretada poder ser um "tiro no pé", melhor seria ter ficado calado.
A intervenção de uma pessoa, mudou a historia de toda uma nação. Deus procura por alguém, que esteja disposto a pagar o preço pela restauração da sua familia. que vá até o fim na busca pela salvação de vidas. que queira de verdade ver seu casamento reconstruido. que faça o impossivel para ter uma vida de santidade e comprometimento com Deus, quem sabe este seja voce? Jamais subestime o valor do individuo, Deus conta com isso... pense nisso.

“Com muitos, poucos ou com ninguém ao teu lado, Deus te dará vitória, com Deus à frente, você pode ficar sozinho, mas nunca será desamparado!”.
“Com muitos, poucos ou com ninguém ao teu lado, Deus te dará vitória, com Deus à frente, você pode ficar sozinho, mas nunca será desamparado!”. IISam. 23:9-10
Este homem Eleazar era chamado de “um dos valentes de Davi”. Nesta história aprendemos que, existem projetos em nossa vida que não pode depender do apoio dos outros para se realizar. Não espere que todos vão sonhar com você, tem sonhos que são apenas teu.
E não permita que a desistência ou falta de incentivo dos outros, anulem sua força ou seu animo. Podemos ficar só, mas nunca desamparados. Este homem lutou ao lado de Davi para defender um campo de cevada, da invasão inimiga de um povo chamado filisteus. A maioria desistiu de lutar por aquela situação, mas Eleazar não seguia a maioria, mas sua própria consciência.
A determinação de Eleazar parecia algo como a beira da loucura. Enquanto a maioria fugia do perigo ele ficou e enfrentou a luta. Porque ele não fugiu também? Porque ele era um guerreiro de verdade, e com certeza, jamais poderia conviver com a idéia de se haver acovardado diante de uma batalha. Eleazar optou por correr o risco de morrer honrosamente, do que conviver com a vergonha de ter fugido e desistido de lutar.
No v. 10 vemos que o Senhor efetuou grande livramento, eram apenas quatro contra uma guarnição de soldados. Mas nas batalhas do Senhor não importa nem contra quantos, nem contra quem se esta lutando, mas por Quem se esta lutando, se é pelo Senhor, a vitória é inevitável. Escolha o lado certa da luta.
No v. 9 encontramos algumas respostas à atitude de Eleazar. Enquanto a maioria desistiu e fugiu do problema, ele ficou para lutar.
Quantos não devem ter dito: “já era Eleazar, dessa vez a casa caiu, isso não tem mais jeito!”. Hoje ouvimos pessoas dizerem: “muitos no teu ramo já baixaram as portas, sai fora enquanto há tempo”, ou “conheço casais que já separaram por causa disso”, ou “já ouvi pessoas que morreram com esta doença!”. Muitas vezes estamos desistindo de lutar porque nós achamos ou porque alguém diz que não dá certo! Eleazar disse consigo mesmo “se isso vai ou não dar certo, vou descobrir tentando!”. “Se houver alguma possibilidade de vencer, eu quero descobrir! Se houver uma única chance será minha!
Eleazar não desistiu diante da aparente decretação da desgraça,
“Se morrer, vou morrer por aquilo que acredito!”. Deus só luta ao lado de pessoas que tem objetividade na vida, que como Eleazar dizem: “me disseram que é impossível, mas eu não tentei ainda!”. Não adianta fugir do teu lugar para tentar resolver teus problemas, fique e enfrente o problema em nome do Senhor dos Exércitos!
Mudar para algo melhor é sinal de sabedoria, mas não esqueça de resolver assuntos pendentes ou que ficaram mau resolvidos no teu passado.
Muitos estão desistindo por falta de cooperação dos outros, o amigos de Eleazar abandonaram o campo de batalha. Mas ele entendeu que tem batalha que é pessoal, e ninguém vai lutar em uma batalha que é sua!
“Ninguém me ajuda”, “ninguém me ama”, Eleazar ao invés de criticar os que não cooperaram, se dispõe a fazer o seu melhor. Se ele estivesse aqui hoje lhe diria: “com muitos ou poucos ou com ninguém ao teu lado, Deus te dará vitória, porque com Deus à frente da tua vida, você pode ficar sozinho, mas nunca desamparado!”.
Afinal o que Eleazar defendia de tanto valor? Um simples campo de cevada, considerada “comida de pobre” e sem muito valor comercial.
Quantos disseram para ele que aquilo não valia a pena, não valia aquele sacrifício, era perda de tempo! Mas Eleazar não combatia apenas por um campo de cevada, mas lutava por um ideal, defendia princípios: “eu sou um guerreiro, não sou uma galinha assustada!”.
Campos de cevada vem e vão, dinheiro você ganha e perde, bens materiais podem são adquiridos e perdidos, mas princípios morais e espirituais são para sempre. Pessoas passam, mas as experiências vividas, são para sempre! Lute por aquilo que são valores maiores de Deus para sua vida e não abra a mão do que Deus te deu.
Lute por teu casamento, por tua família, teu ministério, por uma realização profissional, por quem você ama! Não saia do centro da vontade do Senhor, fique para ver o milagre do livramento. Pois a batalha é do Senhor. ,
Pr. Wilson de Oliveira

EU SOU, O QUE VOCE PRECISA...
EXODO 3
O povo de Deus estava escravo no Egito e vivia debaixo de um terrível julgo, sofrendo amargamente o peso da escravidão. Deus ouviu o clamor de seu povo e enviou um libertador - Moisés!
Embora Moisés tenha tentado se esquivar dessa responsabilidade no inicio, expondo à Deus suas limitações, sua incompetência, seus medos e por fim sua negligencia, como se Deus não soubesse. Mas convencido por Deus, Moisés aceita o desafio. Com isso aprendemos que Deus não nos escolhe por que somos os melhores, mas porque ele nos ama e quer nos dar uma chance de sermos e fazermos o que muitos e talvez nós mesmos, achamos que não podemos. Com Deus você pode Todas as Coisas.
Quando Moisés questiona o Senhor para saber qual a Identidade do Deus que estava o enviando, o Senhor respondeu: “DIZ PARA ELES QUE O EU SOU, TE ENVIOU”. Moisés quis saber como Deus se chamava, mas Ele mostrou quem Ele È. Moisés não tinha apenas as referencias ou qualificações de uma Divindade, mas conheceu o Caráter de Jeová.
“Como?” Deve ter pensado Moisés – “Se teu povo me perguntar por que teu nome é EU SOU?” Deus disse: diga à eles que isto é mais que meu Nome, isso é o que Sou! Porque Eu serei para eles, de acordo com a necessidade deles:
Se eles precisarem de cura, se a medicina humana desenganar, se o diagnóstico médico for de morte, EU
SOU JEOVÁ RAFÁ: Senhor que te sara.
Se eles estiverem sem direção, sem orientação, andando sem perspectiva, EU SOU JEOVÁ ROPHI: o Senhor é teu Pastor e nada te faltará!
Se as portas se fecharem, vida financeira amarrada, endividado sem provisão. Diga que EU SOU JEOVÁ
JIRÉ: o Senhor da Provisão!
Se estiverem oprimidos, depressivos, angustiados, desesperados EU SOU JEOVÁ SHALON: o Senhor da Paz!
Se estiverem sozinhos, solitários, EU SOU JEOVÁ SHAMAH: Eu estarei ali onde meus filhos estiverem!
Se forem injustiçados, chamem por mim, EU SOU JEOVÁ TSIDKENU, o Senhor da Justiça.
Se estiverem se sentindo fracassados, derrotados, EU SOU JEOVÁ NISSI, sou a sua Vitória e sua Bandeira.
Diga a eles Moisés, Eu serei para eles o que precisarem que Eu seja. Você é que decide o tamanho de Deus na sua vida. Jesus disse: EU SOU o caminho, a verdade e a vida! Fale com Ele agora e tenha um a experiência sobrenatural que pode mudar tudo, você não é, mas ELE É.
Jesus é o que você precisa que Ele seja! Ele é do tamanho que você crê!
Deus é Deus, de Amor, Soberano, Supremo, Todo Poderoso isso tudo ele é para o universo. Agora você que precisa decidir, o que Ele é, pra você. Apenas um símbolo morto de uma religião morta. Um mito de historias de um livro sagrado. Ou mais um esotérico guru, ou pior, um Deus frio, legalista e distante de um evangelho religioso e ultrapassado?
Você pode fazer d’Ele a razão do teu viver, o Salvador da sua alma. Ele quer ser Senhor do teu coração e supridor das tuas necessidades. Você decide.
PR. WILSON DE OLIVEIRA

VALE A PENE ARRISCAR TUDO SE VOCE ESTIVER DO LADO CERTO
JEREMIAS 38:1-13
Ebede-Meleque, lembra como Deus se agrada em usar os instrumentos fracos deste mundo para confundir os fortes. Ele viveu num período complicado e tenebroso da Historia de Israel. Jeremias era o profeta neste período, a nação estava sob fogo cruzado do inimigo e na eminência de um cativeiro de 70 anos. De um lado, Ebede tinha um rei fraco e sem personalidade (v.5), príncipes perversos e tolos e falsos profetas e do outro lado o profeta de Deus Jeremias.
De que lado você ficaria? Parece óbvio a resposta, mas será que você manteria sua posição depois que lesse toda a história e visse o que estava em jogo? Jeremias foi interpretado como o típico “profeta do mau agouro", o “pé frio", o “estraga festa", isso por que dizia a verdade e não concordava com a mentira dos falsos profetas nem com o pecado do rei e dos príncipes (v.2,3), Tem gente que prefere ser enganado com palavras bonitas a encarar a verdade de Deus (v.4). Preferem um mapinha astral, signos do zodíaco, sessão espírita, que ir a uma igreja, sentar e ouvir uma Palavra que poderá confrontar seu ego, questionar seus paradigmas e padrões de valores e denunciar erros e pecados.
A verdade nem sempre é a melhor coisa que queremos ouvir, mas é a única coisa que nos liberta, Ebede creu na verdade do profeta de Deus, por isso teve livramento de Senhor em meio ao perigo que havia de vir (Jr.39:15-18).
As atitudes de Ebede, revelam não só o seu caráter, mas um novo paradigma para quem decide fazer o certo e não seguir a maioria:
1. (v:6c) Ebede tinha discernimento, Jeremias foi estigmatizado, lançado no calabouço e "atolado na lama", para todos, ele era o traidor, o falso profeta e o criminoso, era assim que a maioria o tachava, Mas Ebede viu o contrario, com certeza antes de crer na maioria, Ebede foi atrás dos fatos. Não foi com a galera, o fato de todos estarem dizendo algo, não significa que seja verdade. Aprenda a não estigmatizar ninguém, pois a maioria pode estar errada ou sendo manipulada por falsas informações. Jeremias estava jogado na lama, mas ele não era da lama. Nunca pise em ninguém que esta jogada na lama, talvez esteja lá, não por que gosta, mas por que alguém o jogou. Tente ajudar, antes de criticar também. Saiba discernir o fato da invencionice!
2. (v.7) Ebede foi um exemplo de superação. Foi alguém que superou suas próprias limitações, era etíope, escravo africano e isso pesava pra ele, não era o típico cidadão modelo para uma época totalmente discriminadora, ele ainda era eunuco! E pela Lei judaica, alguém como ele nunca teria acesso ao Templo. Imagine quentes vezes ele desejou entrar e ser bem recebido em uma igreja? Ebede deve ter dito consigo mesmo: "posso não significar muito para esta sociedade racista e preconceituosa, mas confio em um Deus que confia em mim!", ele fez por Jeremias o que nenhum religioso ou cidadão modelo fez (v.11) fez a coisa certa! Não sei quantos limitações a vida te impôs; se não te falta beleza estética, ou sua condição financeira é ruim, ou falta formação acadêmica necessária, ou é descendente de uma cultura que não se encaixa nos “atuais padrões sociais”. Não transforme isso em desculpas para não lutar pelo que você acredita, nem se entregar à inércia e passividade, saiba que antes que você acreditasse em Deus, Ele já acreditava em você a ponto de dar a Vida de Seu Único Filho, pela tua vida. Então faça isso valer a pena!
3. (v.10) Ebede foi um modelo de amor ao próximo. Enquanto a maioria zombava e humilhava Jeremias, ele arriscou sua sorte para salva-lo, não ficou indiferente diante do sofrimento de alguém. Ebede não tinha nenhum parentesco com Jeremias, mas se arriscou para salvar um estranho. Não vá sair ajudando qualquer estranho que aparecer, que se diz necessitado, pois tem muitos agindo de má fé, mas não seja mesquinho nem egoísta quando tiver a oportunidade de ajudar a quem realmente precisa.
4. (v.12) Ebede não apenas fazia o bem, mas fazia bem feito. Ele poderia apenas ter amarrado Jeremias com cordas de qualquer jeito e puxado daquele poço, pois qualquer coisa era melhor que morrer lá. Mas Ebede se preocupou com os detalhes. Quando propor fazer o bem à alguém atente para os detalhes. Ebede fazia o bem, mas bem feito, não de qualquer jeito.
5. (V.9) Ebede é exemplo de coragem. Mesmo sendo um mero escravo, não se intimidou e falou contra a injustiça. Não se cale, mesmo diante dos grandes dessa terra. Vivemos dias em que precisamos escolher um lado, na batalha contra o mau não existe zona neutra. Fique do lado certo, lute do lado do Senhor, do lado da verdade, no final você vai ver que valeu a penal!
Pr. Wilson de Oliveira

O SEGREDO DE UMA IGREJA VITORIOSA
ATOS 2:41-47
Nesta passagem Deus deu inicio a Era da Igreja, a instituição da Igreja não foi um plano "B" de Deus, Ele planejou um lugar onde seus filhos pudessem estar, se confraternizar, se alegrar, ouvir Sua Palavra, viver em comunhão e um lugar de salvação de vidas.
Em At. 2:41 diz que a primeira congregação de Jerusalém continha mais de 3mil membros, e ainda assim havia amor, comunhão respeito e temor entre eles. O problema não é o tamanho da igreja, mas a profundidade da visão da do povo da igreja, a igreja pode crescer mas não precisamos ficar distantes um do outro.
Para outros o problema da falta de unidade na sua igreja é devido a diversidade e individualidade dos membros. Onde tem gente tem diversidades de opiniões e conceitos. At.2:5-11 diz que a igreja surgiu de uma multidão completamente heterogenia.
Nem no céu são todos iguais (Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins, etc.). Jesus nunca orou para que fossemos iguais, mas para que fossemos unidos, porque cada um tem sua individualidade que deve ser respeitada, não é porque alguém não pensa como eu, que está errado!
Na igreja de Jerusalém cada um tinha sua etnia, seu costume e sua cultura e sua personalidade, mas todos tinham algo em comum (V.44) - Jesus Cristo o Nazareno! Glória a Deus pelos canelas de fogo ou os mais comportados, pelos cabeludos ou carecas, avivados ou tradicionais, a turma do sal grosso ou a galera do sábado, os usos e costumes vem e vão, o importante é nunca sairmos de baixo do Senhorio de Cristo!
Eles permaneciam no que aprendiam dos seus lideres, não viviam atrás de novos movimentos, nem de revelação mais quentes ou unção mais poderosa.
Tem crente que aprende com todo mundo menos com a sua igreja, ouve todo mundo, menos o seu pastor. Não se firma em igreja alguma, nenhuma é boa o suficiente. Nada tem continuidade na vida.
Em Jerusalém havia humildade para aprender com os seus lideres. O problema hoje é que temos ovelhas “sabidinhas”, auto suficientes, mau se convertem e já querem ensinar a seus pastores, nem conhecem a Historia da Cruz e já querem discutir Escatologia ou questionar seus lideres! Seja um general, político, empresário ou faxineiro, rico ou pobre, tem que sentar para aprender com seus lideres espirituais.
At. 2.:42b - Perseveravam na Comunhão. (=Koinonia) significa uma relação profunda entre os irmãos. Comunhão não é dar as mãos ao irmão na hora da oração ou um abraço no final do culto. Comunhão é relacionamento profundo não superficial. O versículo diz que eles estavam juntos, não só do lado!.
Eles criaram familiaridade uns com os outros. Tem pessoas que só se vêem nos cultos na igreja, fora de lá, são verdadeiros estranhos. Precisamos cultivar amizades verdadeiras, criar círculos de amizade cada vez maior, mais afinidades, ser amigo de verdade. Conviver aqui, é um ensaio para aquilo que viveremos na Eternidade no Céu, você esta pronto para isso?
At.3:45 – Repartiam os bens conforme as necessidades. As pessoas eram mais importantes que os seus bens, hoje parece que os valores inverteram.
Não quero fazer apologia ao “dando que se recebe”, pois existem muitos lideres religiosos agindo de má fé manipulando testemunhos fantasiosos e apelativos, com promessas de uma vida rica cheia de posses, tudo com a finalidade de atrair mais “bolsos”, para o seus templos já suntuosos, que só ostentam o status pessoal de homens, para obras sociais, investimento no pobre, atendimento à necessitados, bem...não sobra dinheiro...
Existem os mesquinhos que nunca dispões nada do que tem para ajudar seu próximo. Em trabalhos assistenciais na sua igreja, doam os piores produtos.
Pv. 11:24 diz que “aquele que dá liberalmente terá cada vez mais”. Não deixe de ajudar alguém que realmente necessita, seja fiel no Dizimo em sua Igreja, não tente justificar sua falta de gratidão com Deus , por causa de “estelionatários da fé”, seja excelente para o bem e inocente para o mau!
At.2:46 - Perseveravam unânimes no templo - disposição de estar na igreja, não eram atraídos só por milagres. Não perdiam tempo com disputas inúteis por cargos, pois queriam agradar a Deus não aos homens. Ir para um culto não pode ser um fardo pesado, um julgo entedioso, mas um privilégio e uma grande benção!
At.5:42b - Perseveravam no partir do Pão - o momento Ceia era importante para eles. Hoje pessoas faltam ao culto de Ceia em sua igreja sem a mínima cerimônia e motivos fúteis, alguns nem se incomodam. Tem aqueles que participam com ódio e magoa de alguém, é claro que faz isso para sua própria destruição. Não torne comum o que Deus chamou de especial!
At.6:42 - Perseveravam nas Orações – Deus tem muitas formas de falar conosco, nós só temos uma para falar com Ele, a Oração! Sem oração não tem vida com Deus e nem milagres. Não existe uma fórmula mágica para sua vida ser abençoada. Quer mais comunhão e intimidade com Deus, é só com oração! Se está fraco, ore! Esta com problemas ou em crises... ore! Cuidado com as visagens, profetatas e revelamentos, que querem que você engula sem perguntar nada, vai orar que Deus fala com você também. Quer saber o que Deus quer? ore mais, leia a Bíblia sempre e preste mais atenção nos ensinos de seu Pastor.
At.7:43 – Havia temor em cada alma – alguns confundem a liberdade da Graça com a licenciosidade do pecado: canta, prega, entrega sua oferta mas vive influenciado pelas contaminações deste mundo. Perdeu o “medo” de pecar! Comete erros, pede perdão e volta a fazer a mesma coisa sem o menor senso de realidade.
Deus é bom, mas é Justo, nunca esqueça disso: a misericórdia de Deus dura para sempre, mas não será oferecida para sempre! Peça para o senhor estar presente em seus negócios, em seu namoro, em seu carro, em seu quarto e em sua vida intima e pessoal.
O que mais impressiona na igreja na primitiva não é tanto o poder, mas o amor, não são os milagres mas a comunhão entre eles, uma coisa não pode existir sem a outra. Melhor que falarmos línguas estranhas, é podermos falar a mesma língua entre nós! Pense nisso!
Pr. Wilson de Oliveira.

DEUS VEIO E FICOU BEM PERTO, MAS NÃO PERCEBEMOS...
LUCAS 2:1-7
Mais um final de ano se aproxima, um período de festas, compras, comercio feliz, comerciais apelativos sobre comidas típicas, o famoso Natal está de volta... Natal? O que isso significa mesmo? Reflita um pouco, antes de responder...
Jesus nasceu, mas poucos se deram conta disso. Quando Ele veio, as pessoas as quais veio salvar, nem mesmo o perceberam. Estavam ocupadas demais com muitas coisas naquela noite em Belém. Era tempo de recenseamento, por ordem do Imperador todos deveriam voltar a sua terra natal para se registrarem outra vez.
Era tempo e rever velhos amigos, familiares, trocar presentes, arrumar a casa e preparar boa comida para a família, o comércio estava uma loucura em Belém. Muita gente nas ruas, muitas vendas, muitos lucros. Hotéis lotados com os visitantes de fora.
Quem imaginaria que em meio a toda esta agitação, o Deus Eterno estava visitando o planeta, quem acreditaria se dissessem que o Todo Poderoso estava ali naquela cidade àquela noite?
O Criador, se tornou Criatura, Aquele que não cabe no universo, se aconchegou num corpo de bebê...Nossa!!
Assim foi a primeira noite de natal, a Salvação da humanidade nasceu, mas ninguém queria ser salvo, não aquela noite... será que algo mudou na nossa sociedade de lá para cá? Será que aprendemos alguma coisa?
Na época do natal estamos tão ansiosos com as viagens, presentes, festas, jantares, perus, pannetones, e com o famoso e “bom” velhinho, rosto rosado, barbas brancas e casaco vermelho. Como isso entrou na historia de Belém???
O que acontece é que acabamos esquecendo do verdadeiro motivo do natal. Presentes, jantares e tudo mais são bons, mas não esqueça o que natal quer dizer: “Deus chegou mais perto, Emanuel veio habitar conosco – Deus deu sua melhor resposta para o resgate do homem, Jesus nasceu!!”
V. 7- Naquela noite José e Maria foram parar em uma cocheira para dormir, não porque estivessem sem condições para pagar um bom hotel, mas porque era tanta gente na cidade, que não havia vaga para mais ninguém.
O que diria o dono daquela hospedaria se soubesse que tinha mandado, Deus para dormir no frio de um estábulo naquela noite?
Mas é claro, ele não tinha tempo para pensar nisso, estava ocupado demais conferindo os lucros da sua hospedaria.
Nem podemos critica-lo, taxa-lo de desumano ou insensível, muitas vezes nós também damos preferência a outras coisas ou pessoas e deixamos o Senhor Jesus de fora ou em segundo plano, mandamos Deus dormir fora de nossa vida, porque estamos lotados de compromissos ou sentimentos alheios, de maneira que não ha espaço para Deus. Há lugar em sua vida hoje este Hospede tão Ilustre?
Não podemos culpar as pessoas que estavam em Belém, por não acreditarem que o Messias tinha chegado àquela noite, talvez se fossemos nós, provavelmente também não acreditaríamos que o Gerador da Vida, se tornou gente e não só isso, mas virou um bebê!!! Deus havia ganhado sobrancelhas, cotovelos, rins, pulmões!
Isso não só foi maravilhoso, mas também absurdo! Deus teria dor de dente, dor de barriga, resfriados, usaria fraldas!! Alguém ensinaria O Eterno Deus a dar os primeiros passos? É difícil para nós imaginarmos um Deus/Homem, preferimos imagina-lo como um Ser brilhante e Todo Poderoso.
Sim Ele é tudo isso e mais ainda... mas naquele dia Deus veio se identificar conosco, ser como somos, sentir o que sentimos, porque? Para dizer que não temos mais desculpas.
Ele venceu como homem, para mostrar ao homem, que é possível vencer, apesar das nossas limitações. O problema não é quem somos, mas de Quem somos. Você já entregou toda sua vida à Jesus?
Isso é natal. Não se ocupe demais, a ponto de esquecer do Senhor do natal.
Não importa se o natal se tornou uma data pagã, idolatra e de apelo consumista, saiba que é um bom dia para falar do Amor de Deus encarnado, JESUS.
Pense nisso. A propósito, você já falou Dele hoje á alguém?
Pr. Wilson de Oliveira.

QUEM VIVE OLHANDO PARA TRAZ, NÃO CONSEGUE IR MUITO LONGE.
GENESIS 19:15-26
Não sabemos o nome dela, suas qualidades ou defeitos, tudo que sabemos é que ela olhou para traz e como conseqüência, petrificou e se tornou uma estátua de sal. A mulher de Ló, como é conhecida, é um triste exemplo daquele que se habitua à situação que vive e não está se prepara para experimentar algo novo e melhor da parte de Deus. Mas ao que parece, Ló, o maridão, não era muito diferente dela!
Nesta passagem constatamos três situações que precisam ser resolvidas por aqueles que querem vencer na vida: primeiro, existem pessoas que querem, mas não se preparam para mudanças em sua vida; outros não sabem aproveitar as oportunidades de viver algo grande da parte de Deus, preferem uma saída fácil e cômoda; tem aqueles que não querem esquecer o que passou e preferem viver de passado. Preste atenção na experiência de Ló e sua família e saiba como se preparar para que este ano seja mesmo, um ano novo e de Portas Abertas sobre sua vida.
-
V.15,16 – Tem gente que é lento para entender que é hora de mudanças. Os anjos aceleravam Ló e mesmo assim demorou e atrasou a saída da cidade. Muitos percebem tarde de mais que já passou da hora de mudar de vida, vão protelando decisões, adiando atitudes que precisam ser tomadas com urgência.
Entenda bem isso, Deus tem pressa em nos abençoar, mas nós precisamos deixar algumas coisas para traz e agilizar as mudanças e sair da vida que estamos vivendo. No final eles saíram da cidade, mas parece que a cidade não saiu do coração deles. O deserto só demora o tempo que precisamos para entender o que Deus quer ensinar... Então não demore muito!
-
V.17,18 – Tem gente que não sabe aproveitar uma boa oportunidade quando aparece e prefere dar continuidade a vidinha medíocre e cômoda que esta vivendo. O anjo do Senhor oferece uma saída por cima (pelos montes), Deus dá toda orientação não olhe para traz, nem pare no caminho, caminhe em direção ao monte!
-
Em outras palavras, Deus disse: esta na hora de você subir e caminhar por lugares altos! Mas atende para resposta de Ló no vers. 18, ele simplesmente não concorda com a direção de Deus, ele escolhe um lugar pequeno (v.20), é o típico comportamento daquele que pensa pequeno e tem medo de tentar algo novo, prefere a mediocridade, o comodismo à arriscar viver em lugares altos.
Deus oferece uma grande saída, ele escolhe a fuga para o pouco, para o pequeno, para a facilidade. Não foi a primeira vez que Ló escolheu errado e se deu mau (Gn.13:12,13), quando Ló divide sua sociedade com seu tio Abrão, decidiu seguir outro caminho, Ló escolhe a direção errada, isso lhe custou a falência total e se viu obrigado a morar em um lugar sem Deus e comprometido com a violência e a promiscuidade. Fique atento as Portas que Deus abre, não decida segundo sua necessidade ou ambição, mas siga a direção da Palavra do Senhor, o final será melhor!
-
V.26 – Tem muita gente com a vida petrificada, com projetos engessados e vida espiritual paralisada, porque não tira os olhos do passado, vive olhando para traz! Não querem esquecer o que passou. Talvez a mulher de Ló, não concordasse com a atitude de Deus em destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, talvez a ligação dela com aquela gente fosse mais forte do que imaginamos, ao ponto de morrer por ela. O que realmente importava para ela?
Isso é um alerta para todos que um dia saíram da “Sodoma” desta vida. Tentar saber como vão as velhas amizades, como estão as antigas noitadas, sobre os velhos vícios, isso pode te impedir de chegar ao final da sua jornada com Deus. Não tente desenterrar coisas mortas, você pode não gostar do que vai ver!
Não arraste o passado se pretende viver o Novo de Deus, deixa o passado no passado. Este ano, faça novos planos, estabeleça novas metas nas áreas mais importantes da sua vida, deseje coisas novas, planeje de novo, pense grande e se prepare para andar por lugares altos com Deus.
Creia que as portas se abriram para você, mas isso só vai acontecer se você estiver pronto para viver em novidade de vida, ter coragem para deixar o mais fácil, o que é cômodo e experimentar a grandeza do Senhor.
Então chega de olhar o que se passou. O melhor de Deus ainda está para vir, aliás, Ele sempre supera nossas expectativas, realizando algo maior e melhor.
Lembre-se, é de glória em glória que devemos caminhar! Pense nisso...
Um ano de 2011 feliz, muito abençoado e que as portas estejam sempre abertas para você conquistar!
Pr. Wilson de Oliveira

HÁ PODER NO QUE VOCE FALA, PALAVRAS HABILITAM O MUNDO ESPIRITUAL
MARCOS 11:12-14 E 20-24
Se existe um instrumento poderoso que abre e fecha portas, provoca alegria e tristeza, benção e maldição, vida e morte, são as palavras que saem de nossos lábios. Muitas pessoas limitam sua felicidade e o sucesso na vida por não levarem a sério a importância das palavras, falam sem pensar, falam conforme o calor da emoção.
A Bíblia em Tiago, cap. 3, denuncia com muita propriedade o perigo do mau uso das palavras, não precisa muitas palavras para colocar tudo a perder. Jesus disse que o homem será julgado pelas palavras que saem da sua boca (Mt.12:36,37), podemos lavar anos construindo e estruturando uma vida e derrepente com algumas palavras, podemos colocar tudo a perder, preste mais atenção no que fala e de quem fala.
Em Pv.21:23(NVI): “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”. Saber o que falar e quando falar faz parte da arte do exercício do alto controle, da autodisciplina, que todos precisamos desenvolver. Pv.25:28, diz que uma pessoa sem domínio próprio é vulnerável a qualquer influência. Pv.16:32 afirma que a pessoa mais poderosa do mundo não é aquela que Governa um Povo, mas aquela que domina a si mesmo!
Em Pv.6:2, é tão serio este assunto que diz que as palavras podem nos dominar “enredar”, ou seja, como peixes, prender em redes, podemos ser colocados em cativeiros, imobilizados e paralisados pelas coisas que falamos. Por isso que existem muitos cristãos nas igrejas derrotados e infelizes com tudo a sua volta, vivem praguejando coisas ruins, depreciativas sobre outros e até sobre si mesmos.
Pv.23:7(ARA), “Porque, como imagina o homem em sua alma, assim ele é!”, o que você pensa de você, isso acabara sendo a sua realidade. Tem gente que só pensa em derrota e fracasso e vive o tempo todo falando que não tem competência pra isso ou aquilo, que não nasceu pra isso, que não serve pra aquilo.
A Bíblia não concorda com este tipo de raciocínio, pois ela diz que tudo posso Naquele que me fortalece. Joel 3:10 “...diga o fraco, sou forte”, Deus não compactua com o pessimismo e derrotismo humano. Não estou falando aqui de alto ajuda, pensamento positivo ou meditação transcendental, isso é babaquice e enganação de falsos gurus, mas estou falando do poder da FÉ!
Pv.18.21(BV): “Nossas palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida. Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca”. Morte e vida estão no poder da língua, você pode dar vida ou matar com palavras! já pensou se não são as coisas que tem falado para sua esposa ou marido que estão matando seu casamento? Desgastando o relacionamento com seus filhos? Se auto nomear fraco, louco, incompetente, infeliz, só vai fazer o difícil, ficar pior ainda.
Com palavras e atitudes erradas atraímos influencias ruins contra nós, abrimos portas para malignidades e habilitamos o mundo espiritual a agir contra nós. Jó viveu isso: “O que temia me sobreveio, o que receava aconteceu comigo” (Jó 3:25), preste atenção o que anda invocando sobre sua vida e a tudo que ama.
Em Marcos 11:12-14 e 20-24, descobrimos que a confissão sempre precede a posse, ou seja, para você se apropriar de uma benção ou promessa de Deus na sua vida, primeiro precisa ser confessada em seu coração e profetizada verbalmente.
Jesus ensina que as palavras têm poder. Preste atenção, Jesus não esta falando de “oração fervorosa”, mas de somente dizer (v.23), basta apenas falar para que acontecimentos desencadeiem e sejam liberados! Quando realmente acreditamos que uma coisa pode acontecer, Jesus disse: “Será assim convosco” (v.24). Isso não é positivismo! Isso o sobrenatural operando no mundo físico.
Fé não é sentimento, você pode Sentir que algo vai acontecer e não acontecer. Fé é acreditar, confiar e aceitar a Palavra de Deus ao pé da letra, sem questionar e sem duvidar.
Você esta esperando algum milagre de Deus? Ou tem alguma promessa de Deus para sua vida, sua família, para seu ministério ou para seus negócios? Não vacile!
Jesus disse a figueira mas, não aconteceu nada na hora que Ele disse. Não houve nenhuma evidência que aconteceria algum milagre! Mas depois aconteceu (v.14,20).
Espere o tempo que for necessário! Deus não precisa de evidências, físicas ou circunstâncias favoráveis para operar um milagre. Ele espera apenas de tua pequena grande Fé em ação! Acredite que teus olhos verão a Glória de Deus!
Declare com Fé! Ore a palavra de Deus! A palavra dita com fé é poderosa, por isso declare que você pode, que é possível, haver cura, que a porta abre, que Jesus pode!!!
Tudo o que você pedir, crendo que Já Recebeu, será assim com você! Não vacile com as palavras, use-as para o teu bem, profetize a teu favor, não pragueje contra ninguém, não lance mau agouro, nunca guarde rancor de ninguém, que jamais saia água amarga e água doce da mesma fonte (Tg.3:10).
Tudo que semeamos, colhemos. Abençoe sempre, abençoe tudo, abençoe todos! Uma hora a benção voltará sobre você!
Pense nisso!
Pr. Wilson de Oliveira.

AS 04 FAZES DA RESTAURAÇÃO DO SENHOR
EZEQUIEL 36:24-27
Para o Senhor estar sobre a sua vida, antes Ele precisa estar dentro dela, Deus não muda um casamento sem antes mudar o casal, e não muda um casal sem antes mudar a pessoa, por exemplo. V.20, o que acontece ao povo do Senhor, reflete sobre a Sua honra. Nesta passagem o povo zombava de Israel por causa da miséria que viviam, colocando em duvida o poder e o cuidado do Senhor com seu povo.
Deus promete livramento à seu povo, porém não viviam na Sua presença. Então o Senhor no v.22, promete livramento por amor do seu Nome, para reafirmar sua Honra diante dos ímpios. Mas exige de seu povo atitude de mudança, sem restauração não há milagres!
Do v. 24 ate o 27 estão as fazes da Restauração do Senhor. Do v.28 ào v.30 estão as 4 promessas aos que aceitam a restauração: no v.28 promessa de posse, v.29 promessa de livramentos, v.30 promessa de multiplicação, v.31 promessa de fertilidade.
1º V.24 – O CHAMADO PARA RESTAURAÇÃO
a) Tomar-vos-ei: Deus te busca onde você estiver e te alcança mesmo no mais profundo dos poços ou mais distantes dos vales. “Tomar” é pegar de volta, o que já lhe pertenceu antes, você não pertence a esta vida, sempre pertenceu ao Senhor, (vos sois raça eleita...)
b) Congregarei: Deus fala de um lugar de reunião entre os restaurados. Hoje é a igreja, onde nos reunimos para comunhão, adoração e cura pela Palavra, por isso precisamos congregar!
c) Trarei para vossa terra: trarei, Ele nos levará para onde Ele esta, nosso destino final não é esta terra, mas o Céu de Deus, não saia da congregação do Senhor, porque ele vem te buscar onde te deixou... na sua Presença!
2º v.25 – A PURIFICAÇÃO PARA RESTAURAÇÃO (LIMPEZA EXTERNA,
UMA NOVA ATITUDE DIANTE DA SOCIEDADE)
-
Espargirei: “espalhar por cima”: Deus nos trata por fora também, nesta faze o Ele trabalha com transformações visíveis (por fora), para que as pessoas notem que você esta diferente, até aparência física muda, o estilo de se vestir é melhor, é mais seletivo com amizades, o convívio familiar é melhor, em fim, a mudança é concreta.
-
Água pura: é sinal que tem outras águas que lavam também, mas podem estar contaminadas e ao invés de limpar, sujam mais! Estas são as águas das religiões, do falso conceito que “boas obras que salvam”, aquele tipo de fé em objetos ou artifícios e não na Palavra, entre outros.
-
Água pura: Jesus disse à Pedro: “estais limpo pela Palavra que vos tenho dito”, a Água é a Palavra! Você tem meditado e estudado a sua Bíblia? Quantas vezes temos ouvido e vivido a pregação da Palavra? Pense nisso!
3º V. 26 – A REGENERAÇÃO DE QUEM FOI PURIFICADO (MUDANÇA INTERNA, UMA NOVA ESSÊNCIA)
Uma mudança externa é importante, pois a sociedade precisa ser testemunha do que Deus fez em nós, mas a essência de Cristo em nós, é o que garante que a aparência é verdadeira, muitos vivem só de aparências e não deixam a cura e a transformação ser completa e internalizada.
-
Dar-vos-ei: Esta mudança interior só pode vir de Deus, é um milagre do Céu, a regeneração é um milagre de dentro para fora, de Deus para o Homem. Não há religião, ou terapias, ou formulas mágicas, para viver o milagre da regeneração só se o homem deixar Jesus entrar no seu coração.
-
Coração novo: emoção, sentimentos e desejos novos. É complicado dizer que é salvo, mas vive um inferno de conflitos emocionais, traumas e complexos não superados, uma vida de problemas sentimentais mau resolvidos, magoas, ódio, etc.
-
Espírito novo: consciência, pensamentos e atitudes novas. Em Cristo nossas velhas alianças e pactos espirituais são quebrados e anulados!
-
Transformação de um coração de pedra em um coração de carne: isso é mudança radical, Deus transforma o pior no melhor, o lixo em preciosidade, o pecador em santo, a maldição em benção.
4º V. 27 – O VIVER NO ESPÍRITO – O ULTIMO PASSO PARA UMA RESTAURAÇÃO COMPLETA
Tem que ser nesta ordem, pois Deus não habita em casa suja, primeiro vem para Deus, Ele limpa e transforma a vida e o caráter, só então poderá ser a habitação do Espírito Santo!
-
Dentro de vós: para Deus agir sobre nossas vidas Ele precisa estar dentro de nós. Um cristão que ainda é atraído por velhos vícios e pecados, é porque ainda não está CHEIOS do Espírito Santo. Quando Ele ocupar todo espaço na sua vida, não restará lugar para as malignidade desta vida!
-
Sem o Espírito Santo, um convertido será apenas um bom cidadão, uma boa pessoa pra sociedade, mas sem salvação, pois Ele é o penhor da nossa salvação.
-
Não é por força nem violência, mas pelo Espírito, por isso precisamos dele para dar continuidade e realizar tudo em nossa vida. A Biblia ainda diz: “Se sois guiados pelo Espírito não precisa de Leis”, é Ele que nos conduz em santidade em meio a uma geração podre e comprometida com a carne e as trevas.
-
Esta escrito: “Ele vos convencerá da justiça, juízo e pecado”, Ele que completa a obra de regeneração e nos conscientiza de quem somos e do que precisamos andar em comunhão com Ele e ser abençoados!
Pr. Wilson de Oliveira.

ADMINISTRE MELHOR O TEU TEMPO
ECLESIASTES 3:1 -8,15 E EFESIOS 5:16A
A Bíblia trata o tempo como algo extremamente importante, em muitas passagens Deus revela o cuidado que se deve ter na administração do tempo. Nosso tempo na vida é incerto, os dias se vão e não voltam. O que fizemos, está feito. A oportunidade que tivemos ontem, pode nunca mais ser a mesma.
Como você tem usado seu tempo? Muitas vezes só damos conta que o tempo já passou, quando folheamos os álbuns de fotos. Lembramos dos modelos antigos de roupas que vestíamos, corte de cabelo hoje que seria piada. O tempo faz tudo mudar.
O que era moda ontem, hoje é cafona, o que era lindo ontem, hoje é feio. Se não acompanhamos as evoluções do tempo, ficaremos para traz, o tempo não para. Em muitas coisas é bom evoluir senão nos tornamos, obsoletos e ultrapassados. A nostalgia não é ruim, só não pode nos tornar saudosistas.
Em Ecl. 3 diz que “que tudo tem seu tempo e cada tempo tem suas oportunidades”. Em At. 13:36 diz que Davi “ao seu tempo realizou...”, Deus usou Davi para marcar a geração de seu tempo. Davi impactou as pessoas de seu tempo. Assim como fez Moisés, Elias, Josué, Daniel e outros mas o tempo deles passou.
Hoje é o nosso tempo, somos responsáveis pelo “impactar nossa geração”. Muitos não são mais abençoados por Deus porque perderam muito tempo na vida, não fizeram bom uso do dele: não estudaram enquanto tiveram chance, por isso, hoje não conseguem uma melhor colocação profissional.
Ef.5:16 diz no grego, que devemos aproveitar bem as “oportunidades”. Perdemos tempo com coisas fúteis, inúteis e improdutivas, quantas boas oportunidades deixamos escapar de nossas mãos: aquela entrevista que você se atrasou, outro só vai ao medico quando não aguenta mais a dor, outro faz planos, mas não cumpre nenhum.
Deus nos alerta a administrar melhor o nosso tempo, fazendo planos e cumprindo, traçando metas, estabelecendo objetivos definidos e parando de protelar e adiar decisões e atitudes importantes na vida.
Ecl. 3 diz que “tudo tem seu tempo”, o problema é que as vezes queremos fazer tudo de uma só vez e acabamos não fazendo nada ou fazendo tudo pela metade. Temos que aprender a determinar quais são as nossas prioridades.
Aprenda a dividir em etapas o que vai fazer: primeiro o carro ou a casa? Nova viagem ou antigas dividas? Outros misturam tudo na cabeça: preocupações no trabalho, com problemas na família, com dificuldades na igreja, com crises pessoais, depois não sabem por que que ficam estressados e até doentes!
Coloque cada problema no seu lugar e tente resolver um de cada vez, Jesus disse: “basta cada dia seu mal”. Tente fazer seu melhor, mas lembre-se você não pode mudar o mundo e nem agradar a todos.
Não coloque a culpa no fatalismo ou no destino para justificar sua falta de responsabilidade como tempo. Não somos meros expectadores no palco da vida, nossas vidas não são decididas pelo destino ou por “carmas”, mas por um Plano Eterno do Deus que respeita meu livre arbítrio.
Não podemos mudar o tempo de nascer nem de morrer, mas podemos mudar ou melhorar o nosso dia a dia. Ao invés de se lamentar pelo que perdeu, vai a luta pelo que não conquistou ainda. Ao invés de invejar quem tem, trabalhe para ter também, Ao invés de brigar com a vida sozinho, aprenda a confiar no Senhor do Tempo.
Cuidado com o tempo ocioso, não deixe espaço para o inimigo colocar o que não deve em sua mente ou seu caminho. Mas também
não ocupe seu tempo de mais, pois é preciso saber ter tempo para tudo na vida.
Administrar bem seu tempo é fator decisivo entre sua vitória ou seu fracasso, sua felicidade ou sua lamentação.
Você ainda tem tempo para mudar e para melhorar, aproveite bem seu tempo. Pense nisso.
Pr. Wilson de Oliveira

TEU FRACASSO OU DERROTA, DEPENDE DE COMO VOCE APROVEITA AS OPORTUNIDADES QUE DEUS TE DÁ!
ECLESIASTES 9:11
Em Eclesiastes 9:11, Deus afirma que tudo da nossa vida é uma questão de saber aproveitar o tempo que temos disponível, o momento e as oportunidades que surgem. Quando algo na vida não acontece conforme nossos planos, quando uma crise surge ou uma tragédia acontece, temos duas reações: chorar, se lamentar e reclamar pela falta de sorte, ou lutar, dar a volta por cima, procurar uma saída e colocar a situação de volta nos trilhos.
Quando não realizamos sonhos e não atingimos alvos e objetivos determinados, temos duas saídas: invejar quem conseguiu e venceu ou continuar lutando e trabalhando para alcançar o que queremos.
Eclesiastes desmistifica aquela tese que “o que tem que ser será”, o que tem que dar errado, dará e não podemos fazer nada. Que alguns nasceram para dar certo, enquanto outros para se darem mau. Isso é pura mentira!
As coisas podem ter começado mal na sua vida, mas não precisam a acabar assim. Você pode ter dado “cabeçada” no passado e perdido muita oportunidades. Voce não pode recuperar o leite derramado, mas pode aprender a não derramar mais. Pare de colocar culpa no azar, na possível falta de capacidade e condições pessoais para justificar o fracasso e a falta de realizações.
Entenda o que o Senhor fala através desta Palavra. Primeiro que Deus não faz apologia ao fracasso, à falta de cultura, ao comodismo, à mediocridade, à fraqueza, à pouca inteligência, isso não é bom, mas não é motivo de desistência.
Olhe ao teu redor e veja que existem empresários de sucesso que tem pouca ou nenhuma cultura, jogadores de futebol ricos que vieram de comunidades carentes, pessoas que não tiveram condições de estudar mas que trabalham e sustentam suas famílias. Outros que não são tem uma boa aparência física (para os padrões da moda), mas namoram e se casam com pessoas lindíssimas, cantores que a musica é uma droga, mas fazem sucesso na mídia, em fim, parece que o mundo não é só dos “melhores”? Que o sucesso não é só para alguns privilegiados? Que só os talentosos dão certo na vida?
A Bíblia diz que tem aqueles que sabem agarrar uma oportunidade quando aparecem e dão o seu melhor, porque não deixaram que a aparência, falta de recursos, a falta de talento, falta de “sorte”, a voz feia, a pobreza, a vergonha, a timidez, os atrapalhem mas entraram de cabeça, se arriscaram (nem todos) mas muitos vencem na vida.
1º) NÃO É DO LIGEIRO O PREMIO: nem sempre o mais rápido é o que chega em primeiro lugar. Um aluno que entrega a prova antes de todos na classe não significa que acertou tudo e vai tirar a melhor nota. No mundo dos esportes, nem sempre os favoritos são os vencedores. Albert Einstein era um dos piores alunos da sua escola, foi rejeitado, mas se tornou a mente mais brilhante de todos os tempos. Nas Olimpíadas de Atenas em 2004, um brasileiro não chegou em primeiro lugar por ter sido agarrado por um fanático irlandes, e até hoje não lembramos do vencedor da prova, mas lembramos de Vanderlei Corderio de Lima, que perdeu o 1º lugar, mas levou a medalha Pierre de Coubertin, a mais alta distinção Olímpica, por ter a atitude de não abandonar sua prova, mesmo sendo atrapalhado por fatores externos. Vencedor não é quem começa, mas quem vai até o fim do que começou.
2º) NÃO É DO VALENTE A VITÓRIA: nem sempre o soldado mais valente é o que vence na batalha. Na Bíblia lemos sobre batalhas que não foram vencidas pelo mais forte, ou exercito mais numeroso, mas por homens e exércitos que a cima de tudo, confiaram no Senhor dos Exércitos. Nas batalhas do Senhor não importa com quantos você vai, mas com Quem você esta! Ele é o Deus que dá vitória do fraco contra o forte, do pequeno contra o grande (IICron.20), um garoto conseguiu derrotar um gigante, (ISam.17), um medroso, venceu milhares com apenas trezentos soldados (Jz. 6), tudo que Deus pede é que voce acredite que Ele è Deus e que fique para ver o que Ele pode fazer!
3º) NÃO É DO SÁBIO O PÃO, NEM DO ENTENDIDO O FAVOR E NEM DO PRUDENTE A RIQUEZA: tem muita gente por ai, que por falta de oportunidades, não tem formação superior, nem se quer estudo básico, mas que é guerreiro, sábio, habilidoso, batalhador, humilde e carismático, que tem a casa própria, um emprego bom, casou com quem amava, tem uma família estruturada, tem um ministério abençoado é uma pessoa realizada e satisfeita.
Porque não se importaram de trabalhar um pouco além do “combinado”, não foram orgulhosos e arrogantes, trabalharam em empregos “difíceis”, foram pessoas simpáticas e agradáveis, fizeram boas amizades, foram amigos leais e se apegaram com firmeza em Deus e creram na Sua Palavra.
Busque o melhor, mas não se perca no universo das vaidades. Escolha o melhor, mas não rejeite o simples. Seja seletivo, mas não exigente de mais. Reconheça a boa oportunidade quando aparecer. Seja humilde para aceitar uma ajuda e seja leal às pessoas que te estenderam a mão. E a cima de tudo, seja fiel ao teu Deus, não troque O Abençoador, pela benção que receber.
Lembre-se, sua felicidade ou tristeza depende de como você sabe aproveitar o tempo e as oportunidades. O tempo passou, mas você ainda esta vivo, volte a estudar, recupere o tempo perdido, não desperdice teu tempo com futilidades e aventuras que um dia vão acabar. Não fique adiando o que já deveria ter resolvido, fique atento e saiba aproveitar a “hora certa”.
Em 2013 Deus vai preparar as oportunidades, para você mudar de vida, ser alguém melhor, se superar e conquistar, mas só vai depender de voce. Nunca perca uma oportunidade de ficar calado quando isso for preciso, e de falar quando a situação pedir sua intervenção.
Não perca a oportunidade de ajudar alguém, de ser benção na vida de uma pessoa, de dar uma palavra de alento, animo e encorajamento, de salvar uma vida para Jesus, de se consagrar mais e de orar mais!
Não despreze os “humildes começos”, não julgue as pessoas ou oportunidades pelas aparências, muitos grandes começaram pequenos, muitos que estão por cima, começaram por baixo, muitos perdedores de ontem, são os vencedores de hoje. Neste novo ano, mostre do que é capaz, o que sabe fazer, quem você é. Dê o teu melhor para sua família, igreja, empresa, emprego, no meio de seus amigos, e a cima de tudo para o teu Senhor. Não repita em 2013, os mesmo erros de 2012. Não use os artifícios de fracassos antigos, de fraqueza e falta de condições para não ser uma benção e um vitorioso. O teu desafio para 2013 é ser uma pessoa melhor, ser um cristão mais fiel, fazer conquistas e se superar! Pense nisso! Pr. Wilson de Oliveira

VOCE REALMENTE CONHECE O PODER DE DEUS
IIREIS 2:15-18
Elias concluiu seu ministério, Deus diz que vai leva-lo para a Glória, Eliseu o acompanha até o final da jornada e assiste a uma das jornadas mais fantásticas e misteriosas cenas do Poder de Deus na vida de um ser humano. Elias é arrebatado em uma “carruagem de fogo” para o céu! Você acha isso uma coisa incrível? E é mesmo, porque Ele é Deus de coisas incríveis!
Quero me deter no comentário feito pelos estudantes de teologia (filhos dos profetas) do vers. 17. Eram cinqüenta homens de Deus, sinceros, ousados, fieis porém sem muito discernimento sobre o verdadeiro Poder de Deus.
Duvidaram que Deus tivesse realmente levado Elias para o céu numa Carruagem de Fogo! (grande novidade, hoje ninguém duvida?!). Procuraram durante 03 dias, porém como Eliseu já havia avisado antes, nada achara. Por que:
1. Deus jamais larga um filho Dele em qualquer lugar. Aqueles discípulos duvidaram, “do Cuidado de Deus”, acharam que Elias tivesse sido largado em “qualquer lugar”. Saiba disso, Deus nunca coloca um filho Dele em enrascadas, situações de confusão ou em apuros. Se você entrou em um namoro confuso, teve prejuízos em sociedades mau feitas, foi traído por falsas amizades, ou fez uma viagem mau planejada e perdeu tudo? Antes de culpar Deus por isso ou aquilo, lembre-se, Ele nunca te coloca em roubadas, Ele jamais “larga você na mão”, Jesus não te larga em qualquer lugar. Ele tem o melhor lugar pra você. Como Elias, você esta sustentado na mão do Senhor, Ele não deixara você em qualquer lugar, mas no melhor lugar.
2. Eles fracassaram por que acharam que já tinham visto tudo sobre Deus. Afinal nunca alguém foi levado ao Céu em uma carruagem de fogo... esteja sempre pronto para saber mais sobre Deus, para ver o que jamais viu, porque Ele, é não é Deus do convencional, do comum, mas do Impossível!
3. Acredite na Palavra Profética, Eliseu disse para não ir, mas depois de insistências, foram. Deus não investe em projetos falidos, então escute mais a Palavra, não peça para Deus abençoar o que Ele já disse NÃO! No final você descobrirá que o Senhor, não entra em nossos projetos, só porque insistimos nele, Deus sabe o que é melhor, fique atento à Sua Palavra e Direção. Pense nisso.
Pr. Wilson de Oliveira.

AINDA HÁ SEMENTES NO CELEIRO?
ageu 2:19
é tempo de aprender semear para poder colher o melhor. O Profeta Ageu diz ao povo de Deus: “Por ventura há ainda semente no celeiro? além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.”
Esta passagem nos ensina lições preciosas para um ano de semeadura:
A pergunta é, ainda há sementes no celeiro? Ou seja, ainda há esperança no coração? Ainda há ânimo para continuar? Guardou alguma reserva no coração? Aqui aprendemos que Deus não pode confiar grandes propósitos ou projetos nas mãos de pessoas desmotivadas, cansadas e sem vontade de lutar!
Perceba as lições da videira, da figueira, da romeira e da oliveira no contexto desta Palavra.
A videira produz vinho que é símbolo de alegria na Bíblia. A figueira, não floresce, produz seu fruto antes das folhas, Jesus amaldiçoou figueira sem frutos, porque só tinha folhas. A romeira é símbolo de esperança, os judeus usavam na ceia de fim de ano, simbolizando que o novo será melhor do que o que foi embora. A oliveira produz óleo, que na Bíblia é símbolo de unção e iluminação.
No final o Senhor diz através do profeta: “deste dia em diante vos abençoarei”. Semear é a diferença entre o vitorioso e o derrotado, entre projetos que dão certo e aqueles que não saem do papel, entre as pessoas realizadas e as frustradas. É preciso saber semear:
1. É importante ter cuidado com a semeadura: Gl.6:7,8 diz: “...pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o espírito do espírito colherá vida eterna.”
Quando lemos esta palavra vem uma pergunta: você acha que tem a vida que merece ter? Todos nós vivemos situações que não dependem de nossas escolhas, por exemplo a família que nascemos o local ou o nome que temos. Você não decide de onde vem, mas escolhe para onde vai! Mas tem outras situações que são frutos de decisões e escolhas, são sementes que poderão trazer benção ou problemas para nossas vidas, saiba o que semeia!
2. Não misture as suas sementes: Lv.19:19 diz: “Em seus campos, não semearás dois tipos de sementes...” na agricultura, algumas espécies podem parasitar outras. Por isso é proibido ter duas sementes diferentes ou seja, é proibido ter vida dupla (luz e trevas), não se misture com gente errada, não tente muita coisa de uma só vez, lembre-se uma semente de cada vez!
3. A colheita é na proporção da semeadura: IICor.9:6 diz: “...o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”. Entenda que não tem oração ou jejum que mude o que Deus já falou. Não existem resultados sem investimento, quanto maior os objetivos, maiores os investimentos.
4. O que devemos semear? Mc.4:14 diz: “o semeador semeia é a Palavra.” A Palavra de Deus jamais volta vazia. Não ore suas magoas ou frustrações, mas ore a Palavra. "não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Gl.6.9), semeie o Bem, vai valer a pena!
5. Como semear para ter resultado garantido: Sl.126:6 diz: “Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com jubilo, trazendo seus feixes.” Não basta a semente ser boa, o terreno ser fértil e o tempo ser favorável, preste atenção nisso:
a) “sai andando”, o plantar não deve ser só no mesmo espaço por tanto, ande! Amplie teus horizontes, não fique estagnado!
b) “chorando” = chorando porque, para ver uma planta nascida e crescida é preciso enterrar a semente, ou seja, para poder ganhar é preciso saber perder, para receber, temos que entregar e isso pode custar caro para muitos. Mesmo com lagrimas, faça sua semeadura, seu investimento!
c) “voltará”, saiba de onde saiu, não esqueça as origens, não perca as bases.
d) “trazer os feixes”, investimento, tem que ter resultados.
6. Quando é tempo de semear? Ecl.11:4 diz: “quem observa o vento, nunca semeará, o que olha para as nuvens, nunca colherá”. preciso ter coragem e atitude para investir não espere os “tempos bons” chegarem, faça acontecer se desafie à ir além de seu sistema de crenças, natureza e possibilidades, seja corajoso se arrisque.
7. Quando é tempo de semear? Ecl.11:6 – “semeia pela manhã a tua semente, a tarde não tire as suas mãos, porque não sabes qual prosperará, se uma ou outra ou as duas.” É preciso ter comprometimento com a semente, o investimentos, os sonhos... “não tire sua mão”, tem coisa que só tem resultados na mão de Deus, outras porém só na sua mão. “Você não sabe qual prosperará” – seja comprometido com tudo que importante na sua vida. Só Deus sabe qual dará frutos, semeie sobre 2012 pois é um ano de terra fértil.
Pr. Wilson de Oliveira

APRENDE A LIDAR COM AS CRITICAS
IISAMUEL 16:5-14
Quem nunca criticou alguém na vida. Na verdade critica é critica, seja construtiva ou destrutiva. O problema nosso é que nem sempre gostamos de ser criticados. Criticas que vem de pessoas que querem nosso bem, podem não ser bem vindas, mas é bom pra nós, mas vinda de pessoas que nos odeiam ou que estão mal informadas a nosso respeito, pode ser uma experiência traumática e altamente dolorosa. Já falaram mal de você, sem merecer? Já te ofenderam a titulo de “critica”? Nesta passagem, Davi estava vivendo isso na pele. Davi tinha cometido um grave adultério e um homicídio à alguns anos atrás, muitas coisas ruins aconteceram depois disso, agora Davi estava fugindo de seu próprio filho, Absalão, que o destituiu do trono e agora queria mata-lo.
Quando pensou que nada mais poderia piorar aquela situação, aparece um homem chamado Simei, rogando pragas, fazendo criticas severas e acusações impiedosas contra Davi. Simei estava tão furioso e magoado, que não só gritava e ofendia com palavras, mas jogava pedras e terra contra Davi, responsabilizando-o injustamente pela morte do antigo monarca, o rei Saul. Simei se aproveitou de um momento de fragilidade para atacar Davi, temos que ter cuidado para nunca chutar alguém que esta caído, um dia pode ser conosco.
O que fazer quando os “simeis” batem a nossa porta e atiram pedras de acusações sem piedade para nos ferir e jogam terra para nos sujar. Não podemos evitar as criticas destrutivas mas, podemos aprender a lidar com elas. Davi não só suportou estas críticas, mas se manteve acima delas. Veja o que fazer diante deste tipo de situação:
1º exercite o auto controle. Davi não confundiu valentia com inconseqüência. Alguns quando são ofendidos ou provocados ficam cegos, não medem conseqüência, agem pelo impulso nervoso. Ter auto controle é por limites à nossas atitudes, é saber dizer não e saber como e quando agir. Davi não tomou aquelas afrontas em caráter pessoal, ele tinha coração mole, mas pele dura como rinoceronte e não seria qualquer alfinetada que iria feri-lo, se você quer ser vitorioso precisa disso, pois os "simeis" estão por ai às dúzias, pare de ser "dodói", Podem mentir contra você, te criticar e rogarem pragas, mas nunca poderão mudar que você realmente é, guarde isso: Não se pode amaldiçoar aquilo que Deus já abençoou! Podem atirar pedras, mas nunca poderão te derrubar, podem te jogar terra mas, nunca poderão manchar o que o Sangue de Jesus já lavou!
Conta-se que em algum lugar do interior, um velho cavalo caiu em um posso abandonado. O dono convocou os amigos que tentaram de tudo para tira-lo de lá e salvar a vida do seu animal. Mas todas as tentativas falharam, o cavalo estava então condenado. O dono, em um ultimo ato de “bondade”, decidiu sacrificar o animal e começou a jogar terra no poço a fim de enterrar o coitado. Mas qual não foi a surpresa de todos ao verem que cada pazada de terra que era jogado sobre ele, o animal se balançava e jogava a terra para baixo de suas patas com isso ele começou a subir aos poucos até chegar á boca do posso e salvar sua própria vida! Quando você se sentir no fundo do poço e tiver alguém jogando terra para acabar de te enterrar, sacode a poeira do inimigo de cima de você, pise sobre ela, use as criticas como desafio para subir e crescer na vida!
2º (V 9) Cuidado com os maus conselhos nestas horas. As sugestões de pessoas esquentadinhas são perigosas: "corte-lhe o pescoço", “se separe deste homem mesmo”, “peça demissão logo”, "se fosse eu tomaria satisfação”. Sempre terá um pavio curto tomando suas dores, “comigo, isso não ficaria assim", “processe este homem mesmo!", “sei que você é crente e não pode fazer isso, mas eu sou amigo de um mano, deixa comigo”. Não dê ouvido a pessoas encrenqueiras, briguentas e inconseqüentes. Você não tem que engolir desaforo nem tem sangue de baratas. Saiba que filho de Deus não lava desaforo pra casa, por que entrega direto pra Deus. A cima de tudo e de todos, tem um justo e imparcial Juiz, Ele julgara tua causa.
3º (V.12) deixe a vingança para o Senhor. Davi poderia ter reagido, mas preferiu deixar Deus agir. No cap. 19: 18-20, vemos o resultado, anos mais tarde o mesmo Simei procurou Davi para lhe pedir perdão. Não corte a cabeça dos teus inimigos porque eles precisam viver para testemunhar sua vitória completa. No final virão e reconhecerão que Deus é com você, não se assuste se antigos rivais, críticos ou inimigos vierem te pedir oração, conselhos e até pedir seu perdão. A Bíblia nos dá o direito de irar, somos humanos, porém não somos carrascos. Quando você sentir que o ódio, quer se alojar em seu coração, confesse seu pecado ao Senhor e peça seu perdão, Ele mesmo te ajudará a vencer este mal e te conduzirá pelo caminho do perdão. E isso nos leva a quarta atitude de Davi;
4º(19,22,23) Davi estava pronto para perdoar seus inimigos. Perdoar não é reconhecer quem te prejudicou, criticou ou ofendeu está certo, mas é reconhecer que o Senhor é Justo e fará o que é certo. Deus nunca colocará seus inimigos aos seus pés, se tudo que você quer é cortar-lhes o pescoço. Deus só te colocará por cima quando tiver a certeza que você não esmagará quem ficar por baixo. Jesus nunca nos aconselhou a perdoar nem nos pediu para perdoar. O Senhor Jesus nos ORDENOU que perdoássemos, para sermos perdoados, para nossas ofertas serem aceitas, para não sermos atormentados pelo ódio e para que nossas orações não fossem retidas. Não se perdoa alguém porque temos vontade ou porque a pessoa mereça, mas por que Deus ordenou - OBEDEÇA. Perdoar não é fruto de sentimentos mas, de decisão e escolha.
5º(19:22,23) Davi tinha consciência das suas próprias falhas. Por isso não se revoltou, com aquilo que estava acontecendo como se fosse culpa de Deus. Ele sabia que tinha sido responsável por aquilo, ele plantou vento e estava colhendo tempestade. Deus perdoa todos nossos erros confessados, mas tem erros que podem marcar nossas vidas para sempre: um adultério, por exemplo, Deus perdoa, mas será que sua esposa e seus filhos perdoariam? Um crime Deus perdoa, mas a policia não. Tirar sangue de seu filho Deus perdoa, mas será que o trauma que você causou, vai apagar fácil? Sua preguiça no trabalho pode ser perdoada por Deus, mas poderá gerar demissão? Pense nisso da próxima vez que pensar em dar ouvidos ao erro.
Davi não culpou seu Deus por nada. E fácil perdoar alguém quando entendemos que nós também temos falhas e poderíamos errar do mesmo jeito que aquele agressor. Quando temos consciência de nossos erros temos mais paciência e tolerância com os erros dos outros. Ao invés de procurar culpados pelos seus problemas. Procure diretriz para colocar as coisas nos eixos de novo. Você não consegue evitar as criticas, mas com Deus, pode sobreviver a elas. Pense nisso!
Pr. Wilson de Oliveira

PROTEJA SUA MENTE, SUA VITORIA OU DERROTA DEPENDE DELA
FILIPENSES 4:8
Uns dizem que, o diabo não sabe o que pensamos, isso é verdade a partir do momento que ele já não esteja nela.
Em Jó 3:35 está escrito: “O que mais temia me aconteceu!”. Com esta Palavra descobrimos que aquilo que ocupa nossa mente hoje pode ser o que ocupara nossa vida amanhã.
Não se trata de poder da mente ou positivismo barato, trata-se de um alerta de Deus, temos que entender que nossa mente não é apenas o centro neurológico no meu corpo, mas o ponto central da minha vida. Tudo que faço de bom ou de mau passa antes pela minha mente.
Pv. 23:7 diz: "O homem é o que pensa que é", ou seja, nosso caráter, nossa personalidade é formada pelos padrões de pensamentos que eu cultivo. Se vivermos pensando coisas boas e honestas, seremos bons e honestos, se vivermos maquinando coisas perversas e desonestas acabaremos agindo assim.
Fp. 4 8, diz: “Isso é que deve ocupar vosso pensamento..", esta colocação e imperativa e não alternativa. Paulo sabia que o que pensamos influencia diretamente o que somos, por isso ele diz, determine seus pensamentos.
A sua consciência é mais poderosa que sua vontade, por exemplo, quantas vezes você já teve a vontade de fazer algo absurdo ou ruim e não o fez por que a consciência falou mais alta? Embora sentindo a vontade não fez, porque decidiu que não valia pena ou que você sairia prejudicado? Por isso faça com que sua mente pense em coisa que edificam.
Você não pode impedir que um pássaro sobrevoe sua cabeça, mas pode impedir que ele defeque sobre sua cabeça, basta apenas sair de baixo. Talvez não consiga impedir que um pensamento ruim passe por sua mente, mas pode impedir que ele seja cultivado. Como bem dizem os orientais, mente sã, corpo são.
No vers. 8 do texto que lemos, Paulo relaciona sete tipos de defesas para nossa mente não cair no processo de degradação psicológica e espiritual, vejamos:
1º) "Pense em tudo que e Verdadeiro. Mente verdadeira, atitude verdadeira, quem vive de ilusões mentais e fantasias, vive enganado e fingindo. A mentira é filha única do diabo, pare de abrir concessões as mentirinhas ocasionais, mentir só para se sair bem de alguma enrascada ou mentir para encobrir alguém, isso pode virar habito. Depois de um tempo a mentira pode passar a ser verdade para o mentiroso. Isso o torna uma pessoa desacreditada e falsa. Sai fora dessa!
2º "Pense em tudo que é Respeitável” não adianta apenas demonstrar respeito precisa ser o que realmente pensamos. Quantos filhos demonstram respeito pelos seus pais mas são desobedientes quando estão longe deles, funcionários que dizem respeitar seus patrões mas falam mal deles ou da empresa nos intervalos, na frente do pastor é obediente mas no oculto do coração contesta tudo na igreja.
Parecer respeitoso é bonito, mas se isso não for uma atitude interior verdadeira isso vai deteriorar seu comportamento gradativamente, até que você perca o respeito e consideração por todos, estejam longe ou perto.
3º "Pense no que é Justo". Tem gente que até pratíca alguns atos de justiça, mas não é bem isso que pensa. Se devolve um dinheiro achado, o faz com o coração doendo, julga as pessoas pela aparência, fala o que pensa e não pensa no que fala, acredita em difamações, mesmo ouvindo apenas umas das partes, cuidado com isso hoje você é pedra mas amanhã pode ser vidraça.
4º "Pense no que é Puro", quando cultivamos algo impuro na nossa mente será apenas uma questão de tempo e oportunidade para colocar em pratica o pecado. Cuidado Não se esqueça que o que você pensa hoje pode ser sua realidade amanhã. A boca só fala do que esta no teu interior, não culpe o ímpeto por palavrões ou palavras amargas, trate do teu coração.
5º "Pense no que é Amável” - Pense no que merece ser amado por você, por exemplo: quem merece ser amado? O diabo e suas malignidades ou Deus. Se você é uma pessoa que gosta de violência ou pornografia, será este o padrão de pensamentos que estará na sua cabeça.
Amamos o que é belo, ninguém gosta de algo que acha feio e desprezível, se você achar que a mentira, infidelidade, a vingança não são desprezíveis, isso estará sempre em sua mente. O que merece seu amor? A infidelidade conjugal ou sua família? O ódio ou perdão? As coisas do diabo ou coisas de Deus? O pecado ou a santidade? O Céu ou o inferno? Você é que decide!
6º "Pense no que é de Boa Fama”. Se Deus colocasse uma telinha sobre sua cabeça onde passasse todos os seus pensamentos durante um dia, e que todos pudessem ver tudo que você pensa, o que seus amigos, parentes, esposa(o), pais e pastor pensaria do que vissem nesta telinha? Qual seria sua fama? Sua reputação diante de todos? Talvez diga graças a Deus que não existe esta telinha. Não diante das pessoas, mas diante de Deus sim, Ele sabe tudo que você pensa, qual tem sido sua fama no céu? O que vão dizer de você, depende do que pensa de você mesmo.
7º "se tiver Virtude e Louvor pense nisso”. Virtude significa “pratica do bem” e "aprovação”, o que você pensa, lhe dá motivo para se orgulhar de você? Tem a aprovação da sua família? Deus tem sido Glorificado em seus pensamentos?
Nada vai mudar pra você se primeiro não mudar na sua mente! Não se esqueça que nosso maior campo de batalha espiritual, não esta no inferno, nem nas regiões celestiais, mas dentro da nossa mente! Seu fracasso ou sua vitória será decidida primeiro em sua mente.
Pense nisso!
Wilson de Oliveira

O DESAFIO DE CORRER COM CAVALOS
JEREMIAS 12:5
Naturalmente o homem tem dificuldades para lidar com desafios imprevisíveis e provas maiores que a sua capacidade. O que fazer quando a vida desaba sobre nós? Como podemos permanecer inabaláveis em meio à uma grande sacudidura? Que tipo de treinamento precisamos receber para estar aptos as grandes mudanças?
Nesta passagem, Jeremias sente o peso da sua missão e começa a acreditar que o desafio é maior que ele. Não apenas estranhos, mas a própria família se levanta contra ele. Ele pensa em desistir porque descobriu que lidar com gente era bem pior que imaginava, ser profeta de Deus era seu pior desafio.
De repente a uma surpreendente Resposta de Deus (12:5a): “se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos?” Deus não é insensível ás nossas limitações e medos, mas Ele não compactua com nosso sentimento de fracasso e desistência.
Vivemos em meio a uma geração: acomodada, onde preferimos o sossego ao invés da luta. Melindrosa, onde qualquer coisa fere, uma palavra negativa faz desistir ou retroceder e tudo machuca. Volúvel, muda de opinião como muda de roupa, quebra promessas, ama e odeia com facilidade. Imediatista, porque querem tudo pronto e rápido, sem paciência para esperar a hora certa.
-
A sociedade moderna é inteligente e capaz porém tem se mostrado
uma geração frágil: quanto mais comodidade e facilidades são criadas hoje, menos estamos dispostos a lutar, reagir e resistir. Depois da invenção do remoto e do automático, ficamos preguiçosos. Q uem costuma se levantar do sofá para mudar de canal da TV? Se vamos na outra esquina, não dispensamos o carro e ao chegar em casa, queremos um portão que abra sozinho! Em relação aos caminhos difíceis, fugimos. Rejeitamos a dificuldade, preferimos os atalhos. As dificuldades parecem estar sempre atreladas ao negativo.
Mas nem sempre sofrer, ou passar pela dor, ou enfrentar lutas é destrutivo. As vezes são fatores que precisamos para forjar um caráter solido ou nos amadurecer e ensinar lições fundamentais. Abrir a mente e fortalecer nossas fraquezas.
2. Se Jeremias recuasse, voltaria a ser alguém comum, apenas mais um simples exilado: Deus lança o desafio de “Correr com Cavalos”. Se você não quer ter lutas, não sonhe com vitorias. Se não quer preocupações, não procure uma vida de próspera. Se não quer perseguições, não busque uma vida de excelência. Não quer responsabilidades, não amadureça. Não quer problemas com dinheiro, não tenha uma vida abastada. Se não quer ser notado, seja um ninguém!
Correr com gente é fácil, a final é de igual para igual. É fazer o que qualquer um faz. Ser apenas mais um. Quem corre a pé não surpreende, faz apenas o que é esperado, realiza o padrão, esta dentro da média.
Mas correr com cavalos é desafiador. É obter vitorias sobre as grandes lutas. É ir além da limitação existente. É continuar, enquanto a maioria desiste. É crer no SIM, mesmo quando tudo diz NÃO. Gideão correu com cavalos, quando com apenas 300 soldados venceu milhares. Sansão correu com cavalos, quando derrotou mil soldados, com um pedaço de osso.
3. Os desafios da sua vida, para serem resolvidos, divida-os em três grupos:
a) desafios que só dependem de nós: Este está na sua mão, basta uma atitude para resolver, então não protele.
b) desafios que não dependem somente de nós: Neste você faz sua parte, e toma a iniciativa, se adiante ao inimigo e ore por eles.
c) desafios que não dependem de nós: Estão fora do seu alcance, eles invalidam qualquer capacidade. Então ore e acredite na intervenção do Senhor, espere um milagre.
4. Você se sente inferior diante do teu igual, o que vai fazer diante daquilo que é maior que você? Cuidado para não maximizar a luta, não faça tempestade em copo d’agua. Você perde o controle com pequenos desafios, o que fará quando os maiores chegarem. Voce se desgasta com o insulto de estranhos, como resistirá às palavras e perseguição de conhecidos?
Não superestime os desafios que esta enfrentando hoje, pois podem estar vindo outros maiores.
Cuidado com auto comiseração, Teu problema não é o maior do mundo? Tem alguém com luta maior. Nivelar sua vida por baixo é mais fácil, porém viverá da mediocridade. Não se desgaste com picuinhas, inreleve a provocação guarde forças para a batalha verdadeira.
5. Deus pode permitir que enfrentemos crises menores, como meio de preparo para um grande desafio final. Competição é a interação de indivíduos que disputam, concorrem e lutam por algo. A Bíblia nos ensina que a vitória só vem por meio da luta. Jesus disse que o Reino de Deus é conquistado a força e somente os que se esforçam entrarão por ele.
Não é uma competição contra nossos semelhantes, mas contra as forças do mau e contra os desafios e impossibilidades da vida. Nesta competição quem não se atualiza fica para traz, quem não cresce fica raquítico, quem não vai com Deus, esta fadado ao fracasso. Cuidado para não ficar ultrapassado. Nunca deixe de aprender e de crescer.
Só estão prontos para vencer quem já competiu e venceu na vida. Davi estava apto para enfrentar um gigante guerreiro, porque havia vencido um leão e um urso anteriormente. Josué enfrentou 10 espias medrosos e fracassados, por isso Deus o preparou para vencer 31 reis. Mt 25:23: “fostes fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”.
6. Na caminhada, as pequenas pedras podem ser mais perigosas do que os grandes obstáculos: das grandes pedras desviamos com facilidade, mas as pequenas entram sem percebermos e causa transtorno na caminhada. Pequenos detalhes podem fazer mais diferença do que grandes acontecimentos. Preste atenção nas entrelinhas. Não subestime os pequenos desafios.
7. É preciso humildade para ser um vencedor de verdade: é preciso, primeiro, acompanhar aqueles que vão a pé, para depois conseguir competir com cavalos. Comece de baixo, suba cada degrau, os grandes de hoje, um dia foram pequenos. Zc. 4:10 – “não despreze o dia dos humildes começos”.
Correr com homens é treinamento para correr com cavalos. Que foi um bom servo, será um bom senhor. O bom auxiliar será bom líder. Jacó, lutou com Deus e com os homens e prevaleceu (Gn.32:28).
8. Correr com cavalos é realizar o extraordinário, para isso é preciso saber trilhar niveis cada vez mais altos: Não tenha medo das alturas, nem dos ventos fortes, eles ocorrem nas regiões mais altas. Não tenha medo de cair, se cair levanta e recomece a subida. Agora o desafio é teu, viver correndo com homens ou ir além, se superar e correr com cavalos. É um desafio de Deus para voce!
Pr. Wilson de Oliveira

NÃO EXISTE RESULTADOS SEM INVESTIMENTOS
ECLESIASTES 11:1
Esta passagem fala de RESULTADOS, podemos chamar de colheita, é a concretização de nossos esforços e trabalho na vida, a final é para isso que lutamos, acordamos cedo, estudamos, vamos a Igreja e batalhamos. Esta Palavra contém também a chave para uma vida de resultado, ela fala de INVESTIMENTO, não existe retorno sem investimento. Esta palavra é poderosa para anular todo tipo de esterilidade e nos proporcionar uma vida frutífera. Talvez o versículo um, não faça muito sentido, pois o que é um pedaço de pão para quem precisa de uma padaria para resolver seus problemas?
Este primeiro verso ensina que nada é definitivo em nossas vidas, tudo pode ser mudado conforme a ocasião e a oportunidade (Ec.9:11), pão na água se dissolve facilmente, então como vamos encontrar alguma coisa depois? Este é o segredo, naturalmente todo pão se dissolve, a crise destrói, a doença mata, o problema nos abate, a falência nos derrota... mas se você estiver debaixo desta Palavra, acredite: Deus pode mudar o natural em sobrenatural. Não sei como esta sua luta ou seu desafio pessoal, mas lembre-se nada é definitivo, Ele pode transformar maldição em benção.
O vers1. ensina o obvio, você nunca terá resultado se não investir antes. Jamais vai recolher o que não lançou, nunca vai colher o que não plantou. Planos que não saem da gaveta, jamais serão concretizados. Ideias que ficam só na cabeça e nunca são realidade. Se voce tem grandes ideias, comece lançando seu pedacinho de pão, comece aos poucos, de baixo para cima, voce não precisa de uma padaria, só precisa acreditar no que Deus diz! Comece colocando no papel, estabelecendo metas e colocando datas, agendando compromissos, e consagrando tudo em oração e jejum, seu pão vai retornar!
Neste capitulo existem 8 leis fundamentais para você ver os resultados de seus investimentos:
1º v1. - A LEI DO DESPRENDIMENTO: invista desprendido de tudo. Precisamos entender que não somos donos de nada, mas somos
parte de um todo. Tudo que acontece ao nosso redor, nos influencia direta ou indiretamente, seja bom ou ruim. Não é possível ser independente mas podemos ser desprendidos, ou seja dependemos das coisas para sobreviver (agua, alimento, roupas, bens, dinheiro etc), mas não dependemos delas para existir, podemos substituir uma coisa por outra e nos adaptarmos (não acomodar) ao momento ou a situação e se sair bem (Fl.4:11;IICor.4:8,9).
Quando você entender que não é dono de nada, mas mordomo de tudo começará a receber o melhor que o Céu pode oferecer (Fl.4:19; Is.1:9). Solte teu pão, por mais importante que seja, e ainda que seja o teu ultimo pedaço, não fique preso a ele, entregue e confie (ex. Abrão e Isaque - Ana e Samuel)
V.1– “Depois de muitos dias...” naturalmente nenhum pão sobrevive a prova do tempo, mas estamos colocando nosso pão na mão do sobrenatural de Deus. Não importa quão frágil seja teu pão (planos, projetos, sonhos, investimentos), confie que esta nas Mãos certas! Ainda diz “depois de muitos dias”, estamos falando de um tempo indefinido para nós, mas bem estabelecido pelo Senhor, chamado de Kairós, ou Tempo de Deus. Nosso problema é vivemos lutando contra relógio, queremos tudo para ontem, somos imediatista. Mas temos que nos submeter ao Tempo de Deus. Não deixe o tempo ou as necessidades ditarem as regras, não olhe para o tempo, mas para a fidelidade de Deus. Desprenda-se e deixa Deus fazer tudo ao seu tempo.
2ª) v.2 – A LEI DA LIBERALIDADE – o dicionário diz: “amigo do dar, livre, aquele que tem ideias avançadas”. Pv.11:24,25, ensina que liberal é aquele que esta preparado para prosperar. O próprio Deus foi liberal, (Jo.3:15) Ele, não deu qualquer coisa, mas o Seu melhor pelo nosso pior, Seu Filho Único pelos nossos pecados.
Mc. 12:4 – Jesus entrou no tempo não para ver o louvor, a oração, a pregação, mas para ver quem e como estavam ofertando. Em meio a tantas ofertas ele elogiou a atitude de uma pobre viúva que deu não o que sobejava, mas o tudo que tinha. Davi disse que não daria ao Senhor algo que não lhe custasse algo, que não fosse difícil para ele liberar (IISm.24:24). Davi decidiu livremente que não daria nada de segunda mão para se Deus (fazer pelos outros ou por causa de outros). Nem ofereceria algo emprestado de alguém para o Senhor (algo que não genuinamente dele) Tinha que vir dele e de seu sacrifício pessoal.
Zaqueu depois de salvo sua primeira atitude de adoração, foi dar metade da sua riqueza aos pobres e devolver quatro vezes tudo que roubou. O salvo é liberal, não tem problemas em abençoar alguém. No v.2 fala de “repartir”, aprenda a compartilhar o que tem, a final nunca sabemos quando podemos precisar de alguém, que bom se for alguém que um dia ajudou. Seu favor a alguém hoje, pode ser uma porta aberta manhã.
3. V.3 – A LEI DOS ACONTECIMENTOS NATURAIS E SOBRENATURAIS – todo investidor precisa estar atendo a isso, tem coisas que acontecem que são previsíveis e outras que são imprevisíveis. Existem fenômenos que acontecem naturalmente, como a chuva que cai porque as nuvens estão carregadas. Existem bênçãos que vem naturalmente sobre sua vida, por exemplo: seu trabalho gera renda, com o qual você adquire o que gosta. Estuda e passa no teste, porque se preparou. Cuida da saúde, é tem uma vida saudável. Tem situações que é apenas a ajuda de Deus sobre o que você semeou.
Este versículo também fala de fenômenos inesperados, que batem a nossa porta. No v.3 diz que o lenhador quando vai cortar uma arvore, ele investe tempo, esforço e dinheiro no trabalho. Os resultados acontecem, no entanto são imprevisíveis, a arvore pode cair para qualquer lado. Um vento forte, um cálculo errado e ela pode cair na direção errada. O que importa é que ela caiu, se não cair do lado que queria é só move-la ou cortar outra, ou seja do sul ou do norte, de um lado ou de outro, você obterá resultados. Saiba que Deus esta no controle do que chamamos de incontrolável ou imprevisível. Faça os planos e confie os resultados na Mão do Senhor.
4º v.4 - A LEI DA CORAGEM – é preciso jamais confundir coragem com impulsividade, onde as pessoas se precipitam e agem sem pensar. Uma das maiores qualidade do corajoso é ser alguém te atitude, nem sempre o corajoso é o mais forte, o mais lindo, mais inteligente, mais competente, mas sempre é alguém de atitude.
O v.4 diz que quem fica esperando tempos bons chegarem ou as coisas ficarem favoráveis, nunca semeia, nem colhe nada, ou seja tem situações na sua vida, família, casamento, trabalho ,finanças, igreja, etc, que precisa de atitude mais que qualquer outro recurso, mais de força que de dinheiro, mais de inteligência do que beleza, mais de ação e de menos falação. Você precisa ir além do seu sistema de crenças é preciso enxergar além das evidencias e caminhar apesar das aparências, a Bíblia diz que tudo é possível ao que crê, não ao que puder crer. Quem crer verá a Gloria de Deus. Lembre-se você nunca chagará a lugar algum, se teu coração não chegar primeiro. Coragem não é a ausência do medo, mas é a determinação de conquistar, apesar do medo.
5º v.5 – A LEI DA FÉ E DA CONFIANÇA ABSOLUTA – estas duas precisam coexistir, pois uma legitima e valida a outra, a fé acredita que Ele tudo pode fazer, a confiança tem a certeza que é possível comigo também.
Naquela época não se conhecia a direção dos ventos, nem se imaginava como uma criança era gerada no ventre materno. Duas
questões fundamentais para o ser humano: de onde vem e como acontece.
As vezes estas são nossas maiores duvidas em relação aos desafios a e lutas. De onde virá o recurso, como acontecerá a vitória. Temos que aprender que o milagre independe de situações favoráveis ou circunstancias propicias.
Confiança absoluta é assim, não se sabe de onde vem e nem para onde vai, nem como se forma ou acontece, confiança é isso: não sei como, mas sei que vem e sei que acontece.
6º V.6 – LEI DO COMPROMETIMENTO – significa “comprar algo por alto preço”, muitas vezes só damos valor a algo que nos custou caro. Jamais peça para Deus abençoar aquilo que não te compromete.
a) “Semeia de manhã”, a atarde quando todos vão para casa, descansar, dormir, o comprometido ainda esta cuidando de seu investimento. Não é para viver ansiosos, mas não perder o foco em seus objetivos. Na verdade só nos comprometemos com aquilo que amamos (Mt. 6:21), onde estiver teu coração, ali estará teu tesouro.
b) “não tire as mãos”, tem coisas que você terá vitória pelas Mãos Fortes do Senhor, mas tem outras que o segredo esta em você não tirar as mãos, na sua insistência e na sua dedicação.
c) “Voce não sabe qual prosperará”: precisamos nos compromete com tudo na nossa vida, pois nunca saberemos qual das sementes vão prosperar primeiro, ou de qual delas vamos precisar primeiro. Uns só se comprometem com a família e abandonam o ministério ou o contrario, outros se dedicam ao trabalho em detrimento do casamento, jamais invista só em uma situação. Faça o teu melhor em tudo que ama e é importante para você.
7º V.7 – LEI DO OTIMISMO – este versículo parece estar fora de contexto, parece desfocado no assunto sobre investimento, mas preste atenção na beleza da profecia, não permita que lutas, desafios, problemas te transforme em um ser frio, insensível e bruto que não presta mais atenção na beleza da vida, no brilho do sol.
As vezes é preciso dar uma pausa e apreciar as coisas belas e simples da vida. Muitos tem suas vidas resumidas na rotina de escritórios, lojas, fabricas e compromissos de igrejas. O casamento fadou a um ciclo de cotidiano entediante.
Deus esta te lembrando de coisas simples e fundamentais como o brilho dom sol, para que você não acabe sozinho e vazio.
Otimismo é a certeza que nossas vidas não se tornarão artificiais e condicionadas. O otimista vê problemas na vida, mas vê a vida além dos problemas. Seja otimista, saia da rotina, faça algo diferente com sua família, em seu casamento, surpreenda-se com o brilho do sol. Volte a ser romântico, carinhoso com os filhos, amoroso com seus pais e grato ao teu Deus por tudo que Ele criou!
8ª v.8 – LEI DO PROPÓSITO DA VIDA – depois de todos estes versículos preste atenção neste ultimo ponto, leia com atenção oque Palavra diz, veja como tudo acaba, como tudo vai passar um dia. A luta passa e a vitória também, a vida passa para todos. Rico, pobre, eruditos ou analfabetos, grandes ou pequenos, homens ou mulheres, todos vamos morrer.
A pergunta é: estamos prontos para a ultima fase da nossa existência?
Não viva a vida como se tudo acabasse por aqui, pois haverá uma continuação do outro lado. Coloque um proposito maior para sua vida. Faça ter valido a pena ter existido, Crie uma boa historia à contada muito tempo depois de você ter passado. Deus investe em quem ainda consegue dar frutos, mesmo depois da sua morte!
Não permita sua vida entrar em um ciclo vicioso de ociosidade ou ostentação, cumpra os propósitos que deu estabeleceu para você. Não podemos evitar a morte, mas podemos estar prontos para ela.
Jamais esqueça que o que semeamos deste lado, teremos que colher do outro lado também.
Pr. Wilson de Oliveira

OQUE DAREI AO SENHOR, POR TUDO QUE ME TEM FEITO?
SALMOS 116:12
Do verso um ao oito dessa passagem o salmista relembra o tempo de sofrimento e dor pelo qual passou e como o Senhor o livrou, lhe dando vitória. Vemos um ato de profunda gratidão, ao lembrar de Deus depois que passou a luta, pois muitos não fazem assim, esquecem do Senhor logo que as lutas se vão.
No v. 12 o salmista irrompe com uma pergunta que precisa ser respondida ainda hoje. ”O que darei ao Senhor meu Deus, por todos os benefícios que tem me feito?”. Muitos se satisfazem dando apenas um “muito obrigado Senhor”, pela casa nova, pela saúde, família, salvação, etc., para este salmista, só palavra não seria o suficiente, ele queria oferecer algo mais em gratidão.
Note que foi pessoal, “o que darei...”. Será que essa tem sido nossa atitude? Ser grato a Deus, em mais que palavras, ás vezes até bonitas, porém, vazias e sem sentido? Logo surge uma pergunta obvia: “O que eu poderia dar, à Aquele que já tem tudo?”. Nesta passagem o salmista relaciona pelo menos cinco formas agradecer, cinco atitudes de gratidão:
1)Vs. 13 “Tomarei o cálice da salvação” - A melhor forma de agradecer a Deus pelo o que Ele fez, não é acendendo velas, nem pagando promessas ou fazendo despachos, mas é aceitando o maior presente de Deus ao homem, a sua salvação em Cristo. “Tomarei o cálice da salvação” disse o salmista. “Tomar” é no sentido de interiorizar, tomar posse do que Jesus fez na cruz, Ele morreu por você, aceite isso no teu coração de verdade! Pois o maior milagre de Deus em sua vida não foi seu emprego, sua cura, ou a solução daquele seu problema, mais foi seu amor, em dar seu Filho Jesus pra morrer em seu lugar, nada daria mais alegria a Deus, do que você aceitar o sacrifício de seu Filho. Aceite-o como seu Salvador pessoal.
2)Vs. 9 - “Andar na presença do Senhor”. Isso significa ter atitudes concretas de Filho de Deus. Muitos dizem aceitei Jesus e estou salvo. Mas vivem “andando” fora da presença do Senhor. Você tem andado na presença ou escondido Dele? Deus pode estar presente nos lugares por onde você anda? Deus é bem vindo onde você é bem vindo? Deus anda com quem você anda? As pessoas te respeitam como referencial da Graça de Deus?
3)Vs. 13b - “Invocarei o Senhor”, quer agradar ao teu Deus? Comece falando regularmente com Ele. Quantas vezes temos tempo pra tudo, menos para orar. Deus não pede muito pra você, apenas que fale com Ele de vez em quando e não só quando precisa de algo Dele ou quando vem a igreja. Mantenha a sua comunhão com através de uma vida de oração.
4)Vs. 14 - “Cumprirei os meus votos”. Isso é lembrar do Senhor “depois das lutas”. Fazer votos é fácil quando estamos protestados, doentes ou em perigo de morte. Mas não esqueça Dele, quando passar a fome, o perigo e a crise. Cumpra teus votos! Não faça votos de tolo, os quais você sabe que nunca serão honrados. Se votar cumpre, pois de Deus não se zomba. Muitos tentaram e descobriram que não se brinca com Aquele que criou o universo! Quando você cumpre seus votos ao Senhor é como se você estivesse dizendo: “Meu pai eu não estava mentindo, Eu te amo mesmo, Eis aqui o que te prometi...”.
5)Vs. 17- “Oferecer-te ei sacrifícios”, ações de Graças é fácil oferecer, mas “sacrifício” é algo além do que posso oferecer, é algo que me custa dar! Dê a Deus o teu melhor, não ofereça a Deus as sobras de tua vida, resquícios do teu tempo, pedaços do teu amor, mas, ofereça as primícias, não apareça diante do Senhor com aquilo que não vale mais nada pra você. Davi disse: “Não oferecerei ao Senhor meu Deus algo que não me custe nada” (II sam. 24:24). Dê o seu melhor, teu melhor no louvor, tua melhor disposição, tua maior alegria , o melhor da tua vida! O que você dará á Aquele que te deu tudo, neste 2013? Pense nisso!
Pr. Wilson de Oliveira

DEUS VÊ, OUVE, CONHECE E RESPONDE
EXODO 3:7,8
Estas são quatro coisas importantes voce precisa saber sobre teus Deus. Moises estava diante de um gigantesco desafio, libertar uma nação de séculos de escravidão, mas ele precisava saber quem era o Deus que o estava enviando. Então Deus lhe diz quatro princípios que lhe garantiria a vitória em sua missão.
Deus Vê, é sinal de autoridade, Ele é o Senhor da situação, Ele tem domínio sobre tudo, nada lhe passa desapercebido, Ele vigia e cuida de tudo.
Deus Ouve, é sinal de comunicação e interatividade, ele não é apenas o Todo poderoso que fala e a terra se cala, ele também ouve e dialoga com seus filhos, Ele fala, mas também ouve.
Deus Conhece, é sinal de intimidade relacional, Ele sabe mais de nós, do que nós mesmos. Ele conhece o segredo e secreto do coração, Ele sabe de onde veiemos e pra onde vamos
Deus Responde, é sinal de intervenção poderosa, o Deus vivo, não apenas vê, ouve e conhece mas não fica passivo, inerte diante das situações, Ele age em favor de seus filhos.
E ele viu a aflição de seu povo, ouviu o clamor de suas orações, Ele conhecia o coração e a historia de seu povo e respondeu com poder à aquela situação de cáos e sofrimento, libertando toda a nação da escravidão.
Porque tanto tempo se passou até a libertação, será que Deus não viu isso antes? Sim Ele viu, mas não ouviu nenhuma oração sincera de um povo transformado e preparado para mudar de vida. Porque Deus conhecia a dureza de seus corações todos aqueles anos, por isso ainda não havia respondido com poder.
Perceba que este é o processo da ação de Deus em nós. As vezes parece que ele não esta vendo o que passamos, mas acredite Ele só esta esperando ouvir não o choro ou a reclamação, mas uma voz sincera de um coração arrependido e transformado, preparado para viver um grande milagre.
A Resposta, na verdade, é a ultima não a primeira ação de Deus em nosso favor, é preciso vivenciar todo o processo. Pense nisso.
Wilson de Oliveira

QOUE DEUS UNIU NÃO SEPARE O HOMEM
(PARA CASAIS)
MATEUS 19:4-6
Mateus 19:4-6 - Respondeu Jesus: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher. Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, Tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
O relacionamento a dois é um grande desafio para o ser humano. Afinal como é possível a convivência entre dois seres tão diferente, homem e mulher? Ela as vezes é puro sentimento, ele só razão. Ele só pensa “naquilo”, ela pensa na casa e nos filhos. Ela quer viajar, ele quer reformar a casa. E por ai vão as diferenças, que podem gerar conflitos em um casamento. Oque Deus ensinou sobre a administração de conflitos? Qual o segredo de uma vida a dois, abençoada?
A Bíblia diz que Deus “ajunta”, leia com atenção, em uma relação a dois a parte que cabe a Deus é apenas ajuntar! Ou seja, causar a aproximação de dois corpos, fazer os dois se conhecerem, colocar um no caminho do outro. O resto fica por conta dos “pombinhos”. Deus apenas ajunta, não une, não faz amar, isso deve ser algo desenvolvido na convivência dos dois, através da adaptação e do conhecimento mutuo no namoro (lembrete: é para isso serve o namoro, se conhecer de verdade).
Quem tem o dever de transformar o “ajuntamento” em união estável e abençoada e fazer os ajustes emocionais e vivenciais darem certo, é o casal. Se este ajuntamento vai virar uma unidade com cumplicidade, ou um ringue de luta, vai depende de nós!
Dizem: “que toda costela tem seu adão”, mas Adão e Eva não tinha outra opção (só existiam eles na terra). Hoje são quase 7 bilhões, voce tem que casar justamente com o rapaz que não trabalha e maltrata os pais? Tem que ser aquela garota que namorou metade da escola? Ou aquele moço que no namoro já mostrava sinais de um péssimo marido? Saiba escolher, voce pode ter uma “costela” ou um “adão” por ai, mas procure direito. Depois não culpe a Deus, a escolha foi sua!
Já ouvi muitos dizerem: “Deus me enganou”, porque me deixou entrar nesta barca furada”. Lembre-se, Deus só te
apresentou, voce que decidiu. Não se case por necessidade, porque quer sair de casa, acha que passou a idade, nem porque algum “profeta” disse que era teu “escolhido”, seja mais seletivo e exigente, preste atenção no que os pais dizem sobre a pessoa. Preste atenção nos “sinais” que dizem quem é a pessoa que esta com você. Isso antes de casar ok!
O Sucesso de um casamento, não depende só de encontrar a pessoa certa, mas de ser a pessoa certa.
A relação começa errada quando casamos pensando no que o outro tem a nos oferecer ou pode fazer por nós. Ser essa pessoa certa é desafiador, exigirá renuncia e sacrifício pessoal. Começar uma vida a dois não é difícil. Alguns casamentos começam assim: meu bem pra cá, meu bem pra lá. Anos depois: Meus bens pra cá, seus bens pra lá”.
Evite este pesadelo, começando uma relação disposto a ser o melhor para o outro. Sem sacrifico pessoal nenhuma relação vai longe. Abra mão de coisas, amizades, gostos. Não apenas pelo outro, mas porque você acha que vale a pena e quer ser feliz nesta relação.
Casamento é a união de duas pessoas, não a anulação de uma pela outra:
Amar não é aceitar tudo. Aliás, onde tudo é aceito, há falta de amor. Cuidado para não sentir-se proprietário do outro, ser possessivo, autoritário e absolutista torna a relação doentia e fadada ao fracasso. Amar não é apoderar-se do outro para se completar, mas é dar-se ao outro para completa-lo.
Muitos conjugues perderam a essência. Deixando de ser quem era, sacrificando sonhos, engavetando projetos, desistindo de ministérios com Deus, deixando de viver, por causa de alguém que não levanta uma palha para melhorar. Tudo que fizer para melhorar a relação, faça primeiro por voce mesmo, não pelo conjugue, para não ter que jogar na cara do outro a falta de envolvimento dele.
Casamento verdadeiro é a convivência do individual, sem o individualismo:
“Já não são mais dois, mas uma carne” (não entenda errado) esta unidade é a união de propósitos não de consciência. Ou seja ninguém perde a individualidade ou a personalidade pessoal. Respeite seu conjugue, seu tempo, seu espaço e seu pensamento e opinião. Deixe o outro sonhar, ter amigos. Compartilhe os fardos e responsabilidades a dois: a educação de filhos, o orçamento domestico e os projetos familiares.
Casamento é o desafio de viver juntos (não separe o homem), no entanto o que vemos na sociedade é um total descaso pela instituição do casamento. Ecl. 4:12 diz que “O cordão de três dobras, não quebra facilmente”. Casamento não é entre duas pessoas apenas. Deus precisa ser a “Liga” que une o casal, coloque o Senhor em primeiro ligar.
Cordão de 3 dobras , oferece resistência. A passagem não diz que nunca quebra (até pode romper), mas não será uma relação frágil e instável. Preste atenção como uma trança é feita. Não é possível uma trança de dois, é preciso três para fixar o entrelaçamento e solidificar o feito.
Só possível fazer uma trança se retorcer os fios, não se pode manter a mesma forma. É preciso abrir espaço para mudanças e adaptações na relação. É preciso estar disposto afazer concessões e abrir mão de situações pelos dois.
Leva tempo para fazer uma trança, não é algo fácil e rápido, entrosamento emocional é para ser vivenciado no dia a dia, tenha paciência com seu conjugue e ajude-o a se melhor.
Uma vez trançado não se pode mais viver sozinho, o cordão fica marcado pelo outro cordão para sempre, pede a forma antiga. Nunca será possível um casamento feliz se não souber deixar a vida de solteiro para traz e assumir as responsabilidades da nova vida a dois...ou neste caso, a três com Jesus!
Pense nisso!
Wilson de Oliveira

SEGREDOS DE DEUS PARA UMA VIDA DE SUPERAÇÃO
JOSUÉ 1:9
"Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9)
diante do mais incrivel desafio da sua vida, Josué estremeceu. Normal para qualquer um de nós.
mas se deixou ser convecido pelo Senhor, por isso se tornou o maior e mais importante comandante chefe geral das froças armadas de nação de israel.
tirou um povo do anonimato e da vida nomade, para ser uma nação forte e abençoada até os dias de hoje.
a argumentação do Senhor foi simples, como não poderia deixar de ser as coisas de Deus:
**"NÃO TE MANDEI EU?" ou seja, voce acha que não sei oque estou fazendo, acha que não sei quem escolho para ser grande e fazer historia? voce não é um acidente, seu chamado não foi um plano "B", voce não esta onde esta por acaso, "EU TE ESCOLHI"! antes de questionar se tem ou não capacidade para a missão, lembre-se, Ele sabe oque esta fazendo! se escolheu, também vai capacitar!
** SE ESFORCE" não farei tudo sozinho, faça força para a coisa dar certo, se mexa, se esforce para sair do lugar, Milagres é a especialidade de Deus, mas atitudes é um dever nosso. ressuscitar Lazaro, Ele faz muito bem, mas "tirar a pedra" que nós colocamos, ele nem coloca a mão, isso é trabalho nosso.
**"TENHA BOM ANIMO" - se anime rapaz! comece a ser mais otimista na vida, pare de focar tudo pela otima do pessimismo. alguns só enchergam as impossibilidades e o lado negativo de tudo. reclama de tudo que acontece: se chove ta ruim. se faz sol, o calor sufoca. se venta, o pó atrapalha. voce só perdeu o emprego, mas ainda esta vivo e tem um longo caminho pela frente. a sua historia não acaba quando uma coisa não da certo. fracassado não é quem não vence, mas quem desiste! levante a cabeça e pare de ter dó de si mesmo auto piedade e alto comisseração não combina com Filhos do Rei da Gloria! ande não pelo que vê, mas pelo que Deus prometeu!
** "NÃO TENHA MEDO", não é um pedido, é uma ordem! só tem medo de lobo, quem não sabe o Leão que é Seu Pai! o medo desestrutura e inibe a confiança. não recebemos espirito de medo mas de ousadia. o amor lança fora todo medo diz a Palavra. é prudente dar passos cauculados e não pular de cabeça no escuro onde voce não conhece!. mas as vezes é preciso arriscar para vencer um desafio. dar um passo de fé. Moises tentou orar em uma hora que era para agir, tocar nas aguas que elas abririam!. medo não é falta de fé, é falta de confiança. acredite que Ele existe. mas acima de tudo Confie que Ele vai estar lá quando voce precisar!
**NÃO SE ESPANTE", o espanto fala sobre o ato de se surpreender com os imprevistos da vida! Nossa voce não sabia que teria perdas na batalha? achou que ganharia todas? tem pessoas que se surpreendem facil de mais com as coisas da vida, se escandalizam com situações de afrontas, e oprobrio. desabam diante dos imprevistos na guerra. acorda! quem disse que seria um piquenique? que seria facil, no mundo teremos aflição, Jesus avisou! para de se espantar com cada nova luta ou desafio que aparece se bancar os escadalizado e revoltado com as injustiças da vida. voce achou que as coisas não ficariam piores nesta guerra? tem muito crente "assutadinho escadalizadinho", querendo surtar por causa dos pecados da sociedade. é o fim dos tempos crente!
**PORQUE EU SOU CONTIGO" Deus só deixou para dizer esta verdade por ultimo, porque se estivermos com medo, desanimados, desconfiados, jamais iremos acreditar que Ele esta conosco! tudo que Ele disser será dificil de acreditar. então antes de pedir a presença do Senhor, corrija sua postura diante Dele! tem crentes que são como os discipulos na tempestade, Jesus no barco e aidna achamos que vamos afundar, eles acordaram Jesu mas continuaram "dormindo". estar com Cristo e certeza absoluta de vitoria!!!!
derrubar gigante não é impossivel, dificil é eu acreditar que posso derruba-lo!
pense nisso!

NÃO INSISTA DE MAIS NAQUILO QUE NÃO É TEU, VOCE PODE ACABAR CONSEGUINDO
salmos 106:15
NÃO INSISTA DE MAIS NAQUILO QUE NÃO É TEU, VOCE PODE ACABAR CONSEGUINDO
DEU-LHES O QUE TANTO DESEJAVAM, MAS FEZ DEFINHAR SUAS ALMAS.SL.106:15
1. TEMOS O DIREITO A TUDO, ATÉ MESMO AO QUE NÃO É DIREITO, MAS TEMOS QUE LEMBRAR SEMPRE, QUE TUDO TEM A SUA CONSEQUÊNCIA.
2. AS VEZES EXISTEM CONCESSÕES QUE SÃO PARA MORTE, NÃO PARA A VIDA, DEUS NOS DEIXA FAZER O QUE QUEREMOS, PORQUE ESTAMOS OBCECADOS E OBSTINADOS DE MAIS PARA ACEITAR UM NÃO.
3. O PIOR É QUANDO CHEGAMOS ONDE QUERÍAMOS CHEGAR, REALIZAMOS OS DESEJADOS SONHOS, MAS NÃO NOS SENTIMOS REALIZADOS E SATISFEITOS, NOS TORNAMOS VAZIOS, SUPERFICIAIS E INFELIZES.
4. TRES PERIGOS QUE ESTE SALMO DENUNCIA:** O PERIGO DE TERMOS NOSSAS ORAÇÕES RESPONDIDAS, MAS MESMO ASSIM, NÃO SAIRMOS ABENÇOADOS (EX: GEAZI)**O PERIGO DE DEUS ACABAR NOS DANDO ALFO, QUE NÃO ESTAMOS PRONTOS PARA TER CONOSCO (EX: FILHO PRODIGO)**PERIGO DE DEUS NÃO MAIS INSISTIR CONOSCO E NOS DEIXAR FAZER OQUE QUERÍAMOS FAZER (EX: ISRAEL PEDE SEU 1º REI)
PENSE NISSO ANTES QUE INSISTIR EM ALGO, QUE SABE QUE NÃO DEVERIA ESTAR INSISTINDO.
NÃO TER TUDO QUE SE QUER, AS VEZES É A SUA BENÇÃO!
APRENDA A CONFIAR TANTO NO "SIM" QUANTO NO "NÃO DO SENHOR, ELE SABE COMO SERÁ TEU AMANHÃ, O QUE PODE TE DESTRUIR NO FUTURO, TEM COISAS QUE NAS MÃOS ERRADAS ESTRAGA E PERDE SEU VALOR.
DEUS SABE SEMPRE OQUE É MELHOR, CONFIE NISSO!
O Senhor Deus é um ser que tem muito “Bom Gosto”, no sentido mais excelente da palavra. Deus nunca promete sobras, nem migalhas e nem esmolas, Ele sempre garante para seus filhos o “Melhor”, não é o melhor no Céu, é o “Melhor nessa Terra!”.
Mas porque que muitos filhos de Deus passam privações e humilhações como qualquer um? Por pelo menos dois motivos: pode ser que estejam passando por um tipo de “tratamento” ou “prova” para aperfeiçoamento da fé ou do caráter.
Ou simplesmente porque não sabem tomar posse das promessas de Deus como Filhos Amados. E é neste aspecto que o Senhor disse esta palavra, através do profeta Isaias.
Muitos apressadinhos lêem; “Se quiserdes comereis o melhor”...
Mas a palavra de Deus é específica; Se quiserdes “e me ouvirdes”, comereis o melhor...”.
1. A benção do Senhor é condicional "SE" ou seja, tem algumas condições a serem observadas para se provar do ”Melhor de Deus”. nao basta querer apenas, é preciso estar conforme a Sua Palavra.
Muitos querem do melhor das promessas de Deus, mas não querem saber o que o Senhor tem a dizer. Acham que podem colocar Jesus à margem de suas vidas e ficará tudo bem. Não é assim que funciona. Não adianta correr para Jesus só quando tem alguam nescessidade, quando os problemas se agravam e depois que recebe a benção, a cura e vitória, simplesmente “some da igreja”, abandona o compromisso.
2. O profeta inicia dizendo “Se quiserdes”,
Parece obvio a colocação do profeta, mas a verdade é que muitas pessoas infelizmente não querem o melhor ou não sabem receber as coisas boas de Deus, Se conformam com qualquer coisa e ainda dizem; “minha vida esta boa, no céu tem mais...” ou “crente não pode ter muita coisa, senão desvia...” (este tipo de cristão, terá problemas no Céu, pois lá tudo é feito de ouro, cristal, pérolas, jaspe, etc.).
Você pode escolher ou aceitar qualquer coisa ou tomar posse do Melhor de Deus para tua família, teus negócios, teu ministério e para tua vida!Se você estiver pronto para obedecer, então estará pronto para sonhar com o melhor!. Se você quiser e obedecer a palavra do Senhor, Deus transformará a tua realidade, o opróbrio e a humilhação serão coisas do passado, Jesus te colocará em honra.
3. "Comereis o...."
não fala recebereis, possuireis ou se spropriareis, ams diz "COMEREIS". esta em foco aqui uma atitude interior, quando tomamos posso de algo que Deus fala, não pode ser superficial, ou momentaneo. mas algo que deve ser "ingerido", "interiorizado". Assim vai para nosso interior e deixa de ser algo de aparencia para ser parte da nosoa essencia.
Ou seja é preciso voce realmente acreditar noque esta pedindo ou esta esperando, se for algo para um momento, vai passar com o tempo, ams se for que voce "comeu" ou interiorizou, com certeza trará não apenas posse, mas suprimento para sua alma e sua vida!
4. "o melhor..."
Quando tiver pedindo algo para teu Deus, lembre-se ele não é Senhor das migalhas, do resto, das sobras, mas do excelente e do melhor!
Jesus quando curava alguém, mesmo sabendo qual a nescessidade da pessoa, Ele perguntava "o que queres que eu te faça?". Jesus tinha o melhor de Deus para dar, mas as pessaos tinham que escolher entre este melhor ou apenas o basico para a situação? e voce, entende que teu Deus não trabalha com a mediocridade, então aprenda a estar preparado para o excelente que Ele tem para sua vida!
5. "desta terra" - nossa esperança é o Céu, mas a promessa de uma vida vitoriosa começa aqui na terra. Jesus disse que se alguem deixar tudo pro Ele, receberia a vida eterna e ainda cem por cento nesta vida! não temos que aceitar a pobreza como pretexto de humildade, ou se conformar com a escasses desta vida, como se fosse esta a porção dos filhos de Deus, a final nossa vida é o Céu?? Sim nosso destino é o Céu, mas nossa vida ainda esta nesta terra, e enquanto estivermnos aqui, vamos viver o melhor de Deus!
A bíblia nos diz que em Jesus, somos herdeiros de toda sorte de bênçãos... A escolha é tua, viver nesta terra provando do melhor de Deus ou passando privações e necessidades sem fim? Apenas obedeça, Jesus não te oferece migalhas, Ele te promete o melhor!.
Ppr Wilson de Oliveira
Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra!
Isaias 1:19


O SEGREDO DA ORAÇÃO QUE DEUS ATENDE
Mateus 15:21-28
“A mulher sírio fenícia”
Mateus 15:21-28
15:21 - Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
15:22 - E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
15:23 - Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
15:24 - Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
15:25 - Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
15:26 - Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
15:27 - Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
15:28 - Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
Em algum lugar do oceano, houve um grande naufrágio e apenas um sobrevivente. Após lutar muito pela sua vida, se apega a restos da embarcação destruída e nada por dias, até encontrar uma pequena ilha deserta. Os dias se passaram, são feitos sinais de SOS na praia e nada de resgate, já admitindo ser o único morador daquela pequena ilha, resolveu, com alguns restos da embarcação, madeira nativa e muitas folhas, fazer uma cabana.
Finalmente pronta, agradeceu a Deus por alguma coisa boa ter lhe acontecido e poder tentar viver melhor naquele lugar. Em uma das noites, ele adormece e esquece a fogueira acesa, lá pelas tantas da madrugada sopra um vento forte, brasas e faíscas vão saindo da fogueira e acabam atingindo a sua bela cabana. O que não poderia ficar pior, ficou! Em meio a estalos de galhos queimando e muita fumaça, ele desperta apavorado, tenta desesperadamente com a agua da praia, apagar o fogo, mas sem sucesso, tudo que ele pode fazer agora, é sentar e contemplar a grande nuvem de fumaça que vara os céus do oceano.
Após uns minutos de contemplação, lagrimas e autocomiseração, chegou o desespero. Ele começa a gritar com os punhos cerrados aos céus, e a dizer: “cadê você Deus, porque não vai com minha cara? Porque me odeia tanto? Quando consigo arrumar alguma coisa para mim nesta ilha miserável, você deixa que desapareça nas chamas da destruição, obrigado hó Deus de amor... tem mais alguma coisa que queira me mostrar?”
Então um grande zunido de sirene interrompe aquela sua... “oração”, ao olhar para traz, no horizonte, percebe a aproximação de um enorme transatlântico vindo em direção a ilha.
Oras depois a bordo no navio, questionou entre lagrimas de alegria e suspiros de felicidade, oque aconteceu, como descobriram seu paradeiro, a resposta do capitão da embarcação lhe trouxe profunda reflexão e grande temor ao Deus, que a poucos momentos, estava sendo acusado de abandono, tirania e falta de amor. “Foi a grande nuvem de fumaça no céu, que nos trouxe até aqui” – disse o capitão, com um pequeno sorriso no canto da boca.
Envergonhado o náufrago, pede perdão pela sua explosão de fúria e pelo momento de incredulidade, entre lagrimas agradece ao Senhor, pela sua cabana queimada!
Se Deus permitir que sua “cabana” seja queimada, não se desespere, é porque ele esta providenciando um “transatlântico” para buscar você, e te tirar da sua do medo, ilha do comodismo e da autocomiseração, você não vai morrer na condição que esta, Deus tem sempre uma saída inesperada. Nem sempre você vai entender porque Deus faz as coisas como faz, mas confie que Ele sempre sabe oque esta fazendo e que esta no controle de tudo.
Esta passagem conta a respeito de uma mãe que procurou Jesus pela cura de sua filha, no final ela foi atendida e a filha liberta, mas o processo de liberação e resposta a sua oração foi meio complicado. Esta palavra nos ensina que existe um segredo para a oração ser respondida, Deus não responde a qualquer oração. O segredo não esta na oração, mas em quem esta orando. Nesta passagem esta a resposta, porque muitas orações não tem efeito, porque muitas campanhas não têm respostas:
Em primeiro momento, parece que Jesus foi desumano e insensível ao sofrimento daquela mãe, porque Jesus resistiu tanto a oração desta mulher, se em outros momentos em seu ministério bastou uma palavra e o milagre aconteceu, Ele respondeu ate mesmo a pessoas que nem pediu diretamente, fez milagres por causa da fé de terceiros. E neste caso foram três tentativas, três pedidos e três sonoros nãos!
Na primeira oração (15:32), parece que Jesus simplesmente não deu atenção à ela, os discípulos ainda tentar interceder pela sua situação, mas foi em vão.
A segunda tentativa foi pior (15:24), Jesus descarta À exclui completamente do “grupo dos escolhidos”, a benção era só para judeus, para ela não.
Na terceira vez (15:16), nossa... ela ainda estava lá esperando, então o golpe de misericórdia no coração de uma mãe atribulada e profundamente entristecida: “não tiro pão de filho as para dar à cães” disse Jesus. Leia de novo isso, tente se colocar no lugar desta mãe por alguns momentos: seu casamento esta a abeira de uma separação, os filhos só andam em má companhia e não te obedecem mais, endividamentos e sua empresa esta falida, sua vida amorosa esta destruída.
Você ouve falar de um Deus maravilhoso, poderoso e amoroso que pode, e só Ele pode te ajudar, você acredita nisso e vai até Ele.
Depois de alguns cultos, campanhas, orações em montes, unções com óleo, você percebe três coisas: parece que Ele não esta nem ai, para os seus problemas, para piorar todo mundo ao seu redor é abençoado, curado, contam testemunhos de milagres, menos com você, nada! Todos recebem... menos você?
Como se não bastasse parece que as Palavras ministradas na igreja, parecem mais um triturador de coração, são muito duras para você! O que você faria em uma situação como esta? Não seu qual seria sua reação, mas vou te contar sobre qual foi a reação desta mulher. Se você tem algo pelo qual realmente vale a pena lutar, você vai ate o fim para ver mudanças. Esta mãe aprendeu que Jesus não responde qualquer oração, ela aprendeu O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA:
-
O primeiro segredo: Jesus responde à oração de quem não desiste.
Mt.15:28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
Apesar de todo aparente “descaso divino”, toda “exclusão divina”, e todo “não explicito de Deus”, ela ainda permaneceu para ver o milagre.
Vers. 25a diz: “Ela porém” e no vers. 27a: “Ela contudo”, dois termos que indica alguém que fez a diferença, que foi exceção a regra, ou seja, a despeito de tudo, mesmo com todos os obstáculos e dificuldade que ela encontrou, ela porém e contudo, permaneceu ali diante de Cristo.
Nunca desista de algo que realmente é importante para você, as vezes a aparente demora de Deus em te responder, é apenas uma forma Dele certificar no seu coração se aquilo que tanto quer, é mesmo necessário em sua vida, ou é mais um artigo de luxo para satisfação do ego.
Jesus não tem compromisso com quem não tem compromisso coma sua própria oração, pede algo e desiste assim que encontra resistência ou dificuldades, não espere que Deus acredite em uma oração que nem mesmo você acredita!
Pague para ver, mesmo que sua cabana seja destruída, sonhos sejam queimados, projetos sejam frustrados, permaneça na presença do Senhor, ninguém sai da presença Dele sem um milagre! Ele não demora, apenas deixa para realizar no momento certo.
-
O segundo Segredo; Jesus Não responde a Oração emprestada, de segunda mão.
Mt.15:22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Estamos diante de uma oração bonita, bem elaborada, porém sem efeito, porque é uma oração decorada, emprestada de outro.
Outra pessoa na Bíblia orou assim, você deve se lembrar do cego Bartimeu: “Jesus filho de Davi tenha Misericórdia de mim”. Além da mulher tentar chamar atenção de Jesus com uma oração que não era dela, ainda estava fora de contexto, Bartimeu era judeu, conhecia Davi e a aliança Dravídica, a promessa da vinda do Messias atravessa da descendência do rei Davi (Filho de Davi), mas ela era sírio fenícia, era considerada gentia, ou seja, não tinha direito a herança Dravídica, ou a promessa, nem estava sob a Lei de Moises.
Mas acreditava que se dissessem as “palavras certas”, poderia chamar a atenção de Deus e ser abençoada como uma judia. Jesus disse: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”. Ela estava fora, porque fingia ser oque não era, rezou uma oração emprestada, representou para Deus algo que não era. Falsidade é algo grave para Deus. Não tente representar para Jesus, ele sabe muito bem quem você é, e vai te fazer saber também. Seja sempre sincero e verdadeiro para Deus.
Pessoas assim, além de suas orações não serem atendidas, nem os discípulos pedindo e intercedendo à favor (15:23b), nem assim Deus responderá. Devem ter dito que era assim que se ora a Deus, mas ela aprendeu que precisa mais que uma oração fabricada, para se viver um milagre.
Então no vers. 25 tudo mudou, ela passa a ser ela mesma, sem artifícios, apenas ela, até sua oração mudou: “Senhor socorro”. Pronto, fale para Deus o que você é, oque esta dentro de você, sem frases fabricadas e sem sentido pratico para sua realidade.
Sua insistência chamou a atenção do Mestre, ela aproveita a oportunidade, se aproxima de Jesus e passa ater atitudes que começaram a mudar o ruma da sua historia:
-
Terceiro segredo: Jesus responde a orações de quem tem compromisso e com Ele.
V.25 “Ela veio”: esta atitude de aproximação foi fundamental para estabelecer um dialogo com o Mestre. Deus tem muitas formas de falar conosco, mas nós só temos uma forma de falar com Ele, é através da oração, é isso só possível se tivermos comunhão com Ele.
Muito não vivem milagres, porque querem servir a Jesus, mas à distancia, fazendo dos discípulos meus intercessores, enquanto eu mesmo continuo a viver minha velha vidinha, muito vivem observando de longe, sem nenhum compromisso com Deus nem sua Igreja, é preciso assumir compromisso com Ele.
-
Quarto segredo: Jesus só responde a adoradores
V.25 “ela adorou”: não veio para cobrar ou exigir, mas para adorar. Note que ela veio e adorou, mesmo antes que sua oração fosse atendida, sua filha estava horrivelmente endemoninhada em casa e ela estava adorando a Jesus. Gente assim, é impossível que não seja abençoada por Deus!
Ela não adorou por causa do SIM, mas adorou apesar do NÃO. Adorar depois que algo de bom acontece, qualquer um faz, mas os verdadeiros adoradores o adorarão em qualquer situação. Não entre diante do Senhor com reclamações, mas adoração mesmo que a cabana esteja em chamas.
Lembre-se: adoração é sinal de vitória, só os vitoriosos louvam antes da vitória, porque ela não consiste no que ganha ou perde, mas no que você já é – um vitorioso!
-
Quinto segredo: Jesus não procura orações bem elaboradas ou bonitas, mas orações verdadeiras.
A partir do momento que aquela mãe passou a expressar a verdade de seu coração, a falar com suas próprias palavras não com frases fabricadas artificialmente e emprestadas de outros, sua oração foi respondida.
Muito se preocupam em confeccionar oração fervorosa, bem elaborada, com frases articuladas, até versículos bíblicos, mas no fundo é apenas uma fala teatral, vazia e sem sentido.
Quando você for falar com Deus, fale com suas palavras, não imite a oração, nem o jeito de orar de ninguém, seja sincero e humilde, confie que, se a sua cabana queimar é porque Ele já preparou um transatlântico pra sua viagem!
-
Sexto segredo: Jesus só atende oração de corações humildes.
Mt.15:26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Mt.15:27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Foi muita petulância dela achar que bastava chegar, impressionar o Senhor com gritos desesperados, frases artificiais e tudo estaria resolvido. Esta arrogância inconsciente precisava ser tratada e Jesus tratou, no vers. 26, esta registrada uma das mais duras declarações de Cristo dirigida a alguém, mas este foi o tratamento de Cristo, para que esta mulher abandonasse a religiosidade e fosse abençoada de verdade.
Ser chamado de cachorra e ainda, concordar é só para alguém que considera o outro muito superior a si, que entende o direito que este outro tem de dizer oque quiser como quiser, e isto só pode ser aplicado ao próprio Deus.
No vers.27 “Ela replicou, sim Senhor”, atitude de profunda humildade e submissão a alguém que agora ela chama de Senhor. Muitos por bem menos que isso estão abandonando seus sonhos e objetivos, sua igreja, seu relacionamento, seus ministérios, dizem que estão ofendidos, magoados, não se sentem valorizados, são desprezados, mas no fundo as vezes é apenas outra forma que encontramos para expressar nossas insatisfações pessoais, por não ter nossas expectativas satisfeitas, não massagearam nosso ego, ou porque a coisa não saiu como queríamos.
Ter Cristo como seu Senhor, é mais que dar a ele uma parte de seu tempo, ou fazer algumas orações para que as coisas deem certo. O Senhor é o Dono, é o Proprietário. Você esta disposto a entregar o controle de tudo na sua vida, o sucesso dos seus projetos, e até a sua dignidade pessoal nas mãos do Senhor?
Ser chamado de cachorro para muitos de não seria motivo suficiente para acabar com tudo, mas ela percebeu que estava sendo testada, ficou firme e foi aprovada.
No final ela mostrou que sua dignidade não tinha sido tirada, mas fortalecida, ela responde algo inesperado ao próprio Cristo: “mas os cachorros também se alimentam das migalhas que caem dos filhos”, esta palavra demostra a autoridade e a certeza de quem sabe muito bem que é. Ela falou com sabedoria e humildade, com dignidade e sem arrogância. Como resultado, foi grandemente abençoada!
Vers.27, “Sim Senhor”, esta palavra expressa o espirito de obediência e submissão que se apoderou daquela mulher, ela concorda com o que Jesus diz, ela sabe que não tem condições de questionar o que o Mestre diz. É preciso saber o nosso lugar, para deixar o Senhor ter, realmente o Seu lugar em nossas vidas.
-
Oitavo segredo: Jesus só responde à quem confia totalmente em quem Ele é.
Mt.15:28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
É preciso crer que Deus tem poder para fazer milagres, mas é fundamental confiar que Ele è quem disse que é, e faz o que disse que faria.
Em Marcos 7:29,30, Jesus repete: “pode ir, que o demônio já saiu da sua filha”. Ela esperou tanto por uma intervenção de Cristo, resistiu a tanto não e permaneceu espertando uma resposta e tudo que ela ouve de Cristo é: “Pode ir para sua casa, já esta tudo bem”. Jesus não a unge com óleo. Nem impõe suas mãos e grita algumas palavras de ordem. Não fala em línguas de fogo. Ele só diz isso? Exatamente assim. Mas para ela foi o suficiente, apenas a Palavra de Cristo, bastou para voltar em paz para sua casa.
Crer é acreditar que Deus existe, confiar é aceitar o fato de que Deus pode, ou seja, é de confiança, e faz o que promete. Só podemos Confiar em alguém quando temos certeza da firmeza do seu caráter e do valor da sua palavra. Quando você tiver uma experiência pessoal com Jesus e provar desta confiança, jamais vai duvidar do cuidado Dele.
A tempestade pode assoprar ventos furiosos, a casa pode cair ou pegar fogo como a cabana do naufrago. Ainda assim, seu coração estará seguro, não no que pode acontecer, mas no que o Senhor disse que aconteceria, porque a ultima Palavra sobre nossas vidas, vem do Céu.

O CORAÇÃO DO REI DEUS, ENCLINA PARA ONDE QUER
Proverbios 21:1
Deus é Soberano, sobre os soberanos desta terra.
“o coração do rei se inclina para onde Deus quer”
Provérbios 21:1
Prov. 21:1 - Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina para onde quer.
O homem pode reinar sobre as suas situações, mas o Senhor Reina sobre as decisões, ao homem pertence a capacidade de planejar, mas à Deus, o Poder para disponibilizar recursos para a realização.
Sempre que um obstáculo, se apresenta em nosso caminho, a primeira reação é de frustração e indignação: “porque nada da certo para mim”, “eu perdi outra oportunidade”. Preste atenção à esta passagem, você vai perceber que nem sempre é assim. Existem obstáculos que estão ali no caminho, estrategicamente colocados, como bloqueios de Deus, simplesmente para redirecionar sua vida, abrir sua mente, para perceber que existem mais alternativas e outras possibilidades.
Livramentos já aconteceram por causa disso, compromissos perdidos, que depois você entendeu que não seria benção para sua família, negócios que não deram certo, e posteriormente verificou que era uma roubada, atrasos que na verdade te livraram de acidentes e problemas. Esta palavra nos ensina que Deus esta no comando de tudo e até crises e dificuldades podem contribuir em nosso favor:
1. Existem decisões a cima de você, mas nunca a cima dos planos de Deus.
Os reis da antiguidade tinham um poder de decisão quase divino, uma vez decidido, dado uma ordem, ela deveria ser acatada e obedecida a qualquer custo. Poderiam pagar com a própria vida quem ousassem desobedecer e mesmo o próprio rei, uma vez proferido a sentença ou promulgado uma lei, nem mesmo ele poderia voltar atrás em sua decisão.
Embora nos dias de hoje estejamos livres do poder centralizador dos monarcas reais, ainda não estamos livres de pessoas que tem o poder de decisão, que podem mudar nossas vidas da noite para o dia, isso acontece nos lares, nas escolas, empresas, igrejas, Governos, Tribunais entre outros.
Sempre haverá alguém com o poder de decisão sobre assuntos que nos interessam que afetam nossa dia a dia, que pode alterar bem estar da nossa família e atingem nossa fé.
Estes são os reis da situação: uma nova Lei aprovada pelo Governo, ou uma decisão inesperada do esposo(a), uma nova diretriz do chefe no trabalho, o desfecho do julgamento de um juiz. Nossas vidas dependem em grande parte das decisões de pais, conjugue, patrões, Lideres Espirituais, Poder Publico.
Para estes não faz a diferença, se a decisão é um Sim ou um Não. Mas para nós, faz toda a diferença. O pior é que nem sempre estes ‘reis’, parecem se utilizar de critérios justos e sérios para decidir. As vezes depende do momento, do estado de humor, status social de cada um e da condição financeira dos envolvidos.
Não fazem a mínima ideia como aquela decisão é preciosa para afetar a vida de alguém, a saúde, a família e a estrutura da pessoa como um todo.
Obviamente que situações assim, geram absoluta insegurança, pois podemos estar a mercê de inescrupulosos, oportunistas e pessoas insensíveis.
Uns apostam tudo na sua capacidade pessoal de manipular as pessoas ou as situações: abrimos precedentes, fazemos oque não gostamos, com intuito de ganhar a atenção, obter mais prestígio, conseguir nossos objetivos.
Outros apostam na sorte ou esperam que uma feliz coincidência ajude a mudar o rumo da situação.
Existem aqueles que acreditam em carmas, na força do destino, acreditam que tem coisas que tem que ser, e nada pode ser feito para mudar, que estava escrito nas estrelas. Estes aguardam passivamente o desenrolar dos fatos a sua frente a aceitam a vida como ela é, sem poder interferir.
Mas há outro tipo de pessoas que acreditam em mudanças. Reconhecem a Soberania do Senhor, sabem que Ele não só Criou todas as coisas, mas também cuida delas. Estes conseguem viver em uma sociedade injusta e ainda ter esperanças, apesar de prejuízos que sofreram, ainda tem certeza que tudo esta no controle do Deus Todo Poderoso.
Sabem que sua vida não faz parte de um grande complô cósmico, que minha Historia já esta escrita e estabelecida, antes acredita que tudo pode ser mudado.
Mesmo que tudo saia completamente do controle, jamais estará fora dos limites toleráveis, determinados pelo Deus Vivo. Ainda que o próprio diabo entre em cena, como aconteceu com Jó, ainda assim, tudo acontecerá sob total supervisão do Senhor, o inimigo não fará nada sem a Sua permissão.
2. É preciso saber aproveitar uma boa oportunidade quando aparece.
Eclesiastes 9:10,11 diz: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas tudo depende do tempo e a oportunidade.
Saber aproveitar uma oportunidade é fundamental para ver mudanças em sua vida. Este versículo ensina que nem sempre o que chega primeiro é o vencedor, nem sempre o mais forte ganha, nem sempre o mais capacitado leva o premio. Preste atenção nisso, todos nós temos uma chance, mas só alguns saberão aproveita-la quando vier!
Tudo depende de você estar na hora certa, no lugar certo e aproveitar o momento. Deus tem o absoluto controle sobre eventos naturais e sobrenaturais, nos céus e na terra.
O naufrágio de Paulo parecia o fim de tudo, após semanas dentro da tempestade o cansaço, e a desistência tomou conta da embarcação, jogaram fora todas as bagagens por fim o barco quase se arrebenta, então Paulo disse: “eu avisei que não seria fácil nossa viagem, mas vocês não me ouviram, mas não tenham medo, o Deus que eu sirvo me garantiu que não vamos morrer aqui!” e não demorou muito encontraram uma ilha, a interferência de um homem de fé, salvou toda uma embarcação.
A jovem Ester ganhou um concurso de miss universo e se tornou rainha de um poderoso império, quem um dia iria dizer que Deus estaria no controle de um concurso de Top models! Tempos depois, uma Lei manipulada pela inveja de pessoas, decreta a morte de todos os judeus, mas Ester estava no lugar certo na hora certa, e sua interferência salvou todo seu povo. Seu tio Mordecai frisou: “foi para este momento que você foi elevada a rainha”.
O mesmo se repete na Vida de José, filho de Jacó, jogado no poço e depois vendido pelos irmãos como escravo, já em outro país, é comprado e empregado em uma mansão, lá ele prospera, mas é vitima de assedio sexual da patroa, injustamente acusado é jogado no cárcere, onde vê sua vida voltar a estaca zero.
Ali, na prisão, Deus o prosperou, fez novos amigos, ganhou confiança do carcereiro, sua vida foi sendo mudada ao final se tornou governador daquele pais. José disse no final: “Deus transformou tudo que fizeram contra mim, em meu beneficio.”. Tudo pode ser mudado, nada é definitivo se você confiar no Senhor.
3. O homem propõe, mas é Deus quem dispõe.
Prov. 21:1, ensina que como a correnteza de um rio, assim é a influencia que Deus exerce sobre a mente dos homens. Não importa o quão perverso, arrogante, corrompido, sofrido, cético ou influente seja a pessoa, o Senhor sempre tem a ultima Palavra!
Nesta passagem Deus ensina que sua influencia nas decisões dos homens, não são por manipulação, coerção ou tirania, mas por convencimento e argumentação.
Uma questão ética surge aqui: se Deus esta no controle tudo, onde fica nosso livre arbítrio? Fica exatamente onde deve estar, em nosso controle. Temos o poder da escolha, da decisão, mas não das consequências, nem dos resultados:
Prov.21:2, você pode pensar e desejar o que quiser, mas saiba que cada pensamento e decisão terão os resultados que merecem.
Prov.19:21, podemos planejar o que vier ao coração, mas não espere que Deus concorde com Tudo, no final Deus não faremos o que queremos, mas o que precisamos.
Prov.16:1,2,3, o homem pode propor, mas só Deus pode dispor. Nossos sonhos e projetos podem ser estabelecidos e concretizados, mas a única condição é confiar em Deus, mais que em nós mesmos. Preste bem atenção como acontece a atuação da Soberania de Deus, mesmo com meu livre arbítrio:
4. Obstaculos no caminho pode ser oprotunidades para redirecionamento em sua vida.
Prov. 21:1 – “Como ribeiros de águas... inclina para onde quer.”
Não existe rio que tem o curso das suas aguas totalmente reto, porque quando um rio se forma ou é desviado do seu leito natural, sempre vai procurar o caminho mais fácil para escoar suas aguas.
O rio sempre desvia para o lado mais aberto, sempre que houver um obstáculo em seu caminho, ele tentará outra saída, seja para esquerda, para direita ou para baixo, quando há terrenos altos, ele não para de correr, mas espera mais agua acumular, se enche e toma força, sobe seu nível, até o momento de vasar e continuar fluindo. Estes desvios fazem com que um rio seja tão sinuoso.
Os rios tem vida própria, mas quem determina a direção do caminho são os obstáculos à frente. O representa seu livre arbítrio, sempre poderoso, cheio de opções e escolhas, mas os obstáculos a frente representa o Poder Soberano do Senhor.
É assim que Deus controla o curso de nossas vidas, e inclina nossos corações para a direção certa ou para a mais apropriada. O Senhor tem uma maneira própria de convencer a cada coração.
Para Jonas, Deus usou a tempestade e um grande peixe para redirecionar o curso de sua vida. Para Jacó, Deus foi uma luta que mudou sua vida. Absalão, Deus precisou de um animal falante para despertar sua consciência. Com Moises foi um arbusto em chamas para chama r sua atenção. Paulo precisou ficar cego, para poder comtemplar a verdade. E você, qual seria o obstáculo necessário para redirecionar as decisões e colocar sua vida na direção certa?
5. Entregue o curso das suas aguas, para Aquele que conhece o caminho lá de cima.
Muitos estão com a vida represada, potencial acumulado, porque caiu em ciladas no caminho, verdadeiros buracos bloquem as saídas. Este tempo de estagnação é a forma de Deus chamar sua atenção para rever os caminhos errados por onde andou. Você precisa deste tempo para reformular os planos e rever os conceitos.
Fique de olho nos obstáculos, podem ser a dica de Deus, de que as coisas precisam tomar outros rumos, para de insistir em algo que o Senhor já disse não! Aprenda a caminhar dentro da vontade de seu Deus:
Primeiro, fique atento aos obstáculos, às situações que apontam para outras direções, ouça bons conselhos dos pais, de amigos verdadeiros, de seu conjugue e de autoridades espirituais constituídas sobre sua vida. A experiência de outros podem contribuir para ampliar seus horizontes e te fazer ir mais longe.
Segundo, ore para Deus guiar o leito do rio da sua vida, não remova os obstáculos de Deus, mas use-os para redirecionar seus planos. Assim como um rio, não temos certeza para onde vamos, seguimos em frente sempre que temos a chance, mas nunca sabemos oque nos aguarda mais a frente, mas o Senhor olha de cima, e sabe o que tem após cada montanha e cada vale. Por isso dependa sempre Dele para encontrar o melhor caminho para sua vida.
Terceiro, confie que acima das decisões e leis humanas, está a Soberania de Deus, que domina sobre tudo e todos. Sua vida não depende de sorte, nem esta presa a carmas. Não espere que Deus faça sempre a vontade de teu coração, mas confie que sempre Ele fará o que for melhor para você!

NÃO DESISTA, MESMO QUANDO VOCE TEM O "DIREITO" DE DESISTIR
RUTE 1:8-14
Não desista, mesmo quando você tem o “direito” de desistir!
“Ofra, alguém que não ficou para ver
do que mais Deus é capaz”
Rute 1:8-14
Rute 1:8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
1:9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
1:10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
1:11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
1:12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
1:13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
1:14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Pouco se fala dela e ainda quando ocorre é para lembrar que ela voltou antraz, que ela desistiu de continuar. Orfa se destacou no cenário Bíblico como aquela que não foi até o final, que não pagou o preço para ver o que Deus ainda tinha para fazer. Nada pior do que ser lembrado como o desertor.
Orfa não é muito lembrada, porque pouco se fala daqueles que abandonam a luta, que chagaram em ultimo lugar. Geralmente quem fica para traz, quem desiste, nunca é lembrado. No aniversário de um pai amoroso presente, dedicado, os filhos fazem festa, mas não é o mesmo quando o pai é aquele que abandonou a família, que foi ausente e não deu assistência.
a) Quem desiste interrompe sua História. Assim como Noemi e Rute, Orfa poderia ter deixado uma História. Sem História seu nome morre, o tempo apaga o nome dos desertores. Não se fala dela, porque não tem o que dizer. Um filho não cresceu junto da mãe, não tem muito o que dizer dela, porque não fizeram História juntos, não desenvolveram laços afetivos. Não existe na Bíblia nenhum premio de consolação para desertores, mas vencedores existem muitas.
b). No lugar de Orfa você também não desistiria?
É fácil criticar alguém porque errou não esta dentro dos padrões aceitáveis de bem sucedido, mas será que não faríamos o mesmo?
Orfa, vem de um passado sombrio de perdas, tristezas e frustrações: o marido, cunhado e o sogro morreram. Agora ela, a cunhada e a sogra estão voltando para uma terra estranha, de onde a sogra um dia saiu porque a vida por lá não estava nada bem.
Qual o futuro ela tinha ao lado de Noemi? Veja as alternativas: “comigo você não terá mais nada a receber” (1:8), “eu não me levanto mais, nunca mais serei a mesma pessoa” (1:12), “ainda que alguma coisa boa aconteça hoje, vocês não teriam condições de usufruir disso” (1:13). Achou que não poderia piorar, veja a ultima declaração de Noemi, no auge da sua amargura e frustração: “eu acho que estou amaldiçoada, Deus deve me odiar muito!” (1:13b)
Seja muito sincero, e responda: o que você faria no lugar de Orfa? Pois bem para você que já pensou consigo mesmo que provavelmente faria o mesmo que ela, continue lendo a restante deste pequeno Livro, conheça a História de Rute, uma garota que passou exatamente pelo que Orfa passou, as mesmas desilusões, as mesmas perdas e ouviu as mesmas declarações da sogra angustiada. Mas Rute pagou para ver onde aquilo acabaria.
Rute descobriu que quando a gente chega ao fundo do poço, só tem um lugar para ir, escalar o caminho de volta ao topo! Leia o Restante da Vida de Rute, você vai descobrir que quando uma situação esta muito ruim, nunca desista, pois algo bom pode acontecer!
Aprenda com a situação desta família, como é possível ir além dos limites que a vida, ou as pessoas nos impõe. Como é possível ir até o fim, em algo que parece que acabou, de não desistir, mesmo quando temos o direito de desistir. Ofra já tinha sofrido o bastante, ninguém é de ferro, tinha o direito de abandonar o barco.
Rute também, mas ela optou em tentar mais uma vez! O fim de alguma coisa, não é o fim de todas as coisas, as vezes, é um intervalo para uma coisa nova acontecer em nossas vidas:
-
Não perca a Visão otimista da vida, apesar das perdas, incertezas e tragédias.
Todos estamos sujeitos as intempéries e dissabores da vida, como qualquer ser vivo. Podemos passar por perdas terríveis: um filho tão aguardado que nasceu morto, ou um ente querido no hospital, morre mesmo depois de tantas orações. A traição de um grande amor. A empresa pela qual você lutou e investiu tanto, abre falência. A filha adolescente engravida. São acontecimentos que viram nossas vidas de cabeça para baixo e mudam tudo da noite para o dia.
Se isso acontecer lembre-se, sua vida não foi só desgraças e tragédias. Você também viveu bons momentos com aquela pessoa. Você usufruiu de bons momentos também. Você já fez conquistas não foi só perdas.
A tendência é que a partir de uma perda ou tragédia, passemos a olhar todo resto como se não fosse mais nada: alguém você amava se foi, mas restam outros que necessitam do seu amor e atenção. O carro bateu, mas você sobreviveu. Foi demitido, mas ainda tem saúde e forças, você pode ir atrás de algo novo! Alguém já disse que: “vão-se os anéis, mas ficam-se os dedos”. Antes de pensar em reclamar pelo que não tem ou perdeu, lembre-se de agradecer pelo que ainda tem.
Não pode desistir de levar uma vida normal, porque descobriu que tem uma doença grave. Não pode se entregar ao desamino, porque um sonho não se realizou, você ainda esta vivo e pode tentar de outro.
Conta-se que três marinheiros navegavam por uma terrível tormenta, o barco estava quase a deriva, açoitado de todos os lados, um dos tripulantes se chamava Pessimista, o outro Otimista e o outro Realista.
Após horas de resistência e desespero, o Pessimista gritou: vamos todos morrer! O Otimista bateu na madeira, olhou para o Céu e disse: não! uma hora isso vai mudar! O Realista se aproximou das velas do barco, fez alguns ajustes conforme a direção do vento e o barco passou a navegar mesmo em meio a tempestade.
Isso me faz lembrar de Moises perseguido pelo exercito de Faraó e encurralado diante do mar vermelho, clamou ao Senhor como qualquer uma faria, mas Deus respondeu algo inesperado: “Porque esta orando agora? O que tem nas mãos?”, “Um cajado” – disse Moises, Deus responde: “oque esta esperando, toca nas águas e diz ao meu povo que marchem!”.
Há tempo para o choro, tempo para a lamentação e até para o exercício de habilidades espirituais como a oração, mas existem momentos que exigem atitudes, ações concretas de nossa parte. Há momento que é só “ajustar as velas” e você pode vencer as tempestades: cancele os catões de credito, corte os gastos desnecessários, passe por cima do orgulho e peça perdão para aquela pessoa, aprenda a dizer não às vezes.
Peça para Deus ressuscitar seus “Lázaros” sim, mas nunca espere que ele tire a pedra que você colocou, ela é problema seu. Resolva seus possíveis para que o impossível aconteça.
Determine o tempo de seu luto. Algo se foi, mas você continua e precisa dar seguimento, faça valer a pena estar vivo! Jó disse para sua esposa, no auge da sua tribulação: “mulher, só sabe receber coisa boa de Deus, coisa ruim você não sabe? Eu vim sem nada para esta vida e volto sem nada, mas em tudo seja Bendito o Nome do Senhor!”, bem não precisa dizer que o fim da vida deste homem foi de bênçãos dobradas!
-
Nunca deixe de acreditar nos planos de Deus, ainda que os seus fracassem.
Seus recursos podem acabar, suas taticas podem não ser suficientes, mas aprenda que o fim das suas possibilidades é o inicio do Milagre de Deus. Suas derrotas não são o fim para os Planos de Deus, mas um meio pelo qual Deus te levará ao final da jornada.
A visão de Noemi e Orfa foram limitadas pelo sofrimento (1:11) “não posso ter mais filhos para vocês”. Ainda foi sarcástica: “mesmo que tenha filhos, vocês não poderão esperar eles crescerem”.
Quem nomeou Noemi, a ultima esperança do mundo? Este sentimento de onipotência humana é terrível e inconscientemente. Noemi, se achou a ultima chance destas moças serem felizes.
Quem disse que ela era a ultima sogra do universo? Se Ofra tivesse confiado no amor de Deus, teria descoberto isso, Rute descobriu isso quando conheceu Boáz um belo e rico fazendeiro com quem casou e foi feliz!
Não desista porque alguém disse que não pode mais te ajudar. Lembre-se se uma pessoa não puder, outro vai poder, se não vier de um lado, virá de outro, se uma porta se fechar aqui, outra porta se abrirá ali. Mordecai, tio da rainha Ester provou isso, quando ela vacilou em ajudar o povo Judeu perseguido pelos inimigos, Mordecai disse: foi para isso que você se tornou rainha, mas se você se omitir fique sabendo que virá de outro lugar, mas socorro e livramento não faltará para o povo de Deus!
Mordecai e Jó descobriram algo precioso: ninguém pode frustrar os planos de Deus. De um jeito ou de outro, de um lado ou de outro vai se cumprir o que Deus prometeu.
-
Nunca perca a Lealdade, mesmo dentro da crise.
Gostamos muito de caminhar com gente bem sucedida e deram certo na vida, e não esta errado é bom andar com quem nos inspira e nos acrescenta algo mais. Que nos incentiva a sair do comodismo e estagnação e lutar por mais.
Mas olhe ao seu redor, quantos podem estar vivendo uma maré de azar (1:13), tudo que você observa são crises e mais crises, dificuldades sobre dificuldades. Mas estas pessoas sempre foram lutadoras, guerreiras, amigos de verdade.
Como Noemi, as vezes o peso é tanto que a pessoa diz: “me deixem, suma de perto de mim!”, movido pela altopiedade e autocomiseração, começa afastar as pessoas amadas, as vezes tentado poupa-los da sua própria dor.
Nestas horas, surgem dois tipos de gente: como Orfa que já esta cheia de tudo, e apesar do amor, se afasta, abandona e segue seu próprio caminho.
E tem pessoas leais como Rute: que estão com você, não apenas nos bons momentos ou por recompensas mas por simples Lealdade!
Vemos exemplo de casais que se separam porque um filho morreu, é obvio que a dor é grande, o sofrimento insuportável, mas a lealdade precisa falar mais alto. Afinal o casal tem uma historia. Não podemos jogar todos os anos de convivência por causa de uma crise momentânea.
Orfa, não achou viável continuar do lado de uma velha fracassada, frustrada e sem futuro, palavras da própria Noemi. Lealdade é continuar acreditando em alguém, mesmo que ela própria não acredite mais! Rute reafirmou, estou com você para o que der e vier, onde você for estarei lá, seu povo será meu povo e seu Deus será meu Deus!
Lembre-se dos votos que fez diante do Pastor, de cuidar dela em todos os momentos, bons ou maus, alegria ou tristeza, e de ser fiel à ele, até que a morte os separe.
É fácil ser leal e fiel quando as coisas estão bem, estamos satisfeitos e felizes: a lealdade é provada na dor, na perda e nas tragédias da vida.
-
Não se deixe influenciar pelo pessimismo dos outros, mesmo que sejam ótimas pessoas.
No início as duas estavam até decididas a continuarem com Noemi (1:9,10), mas veio a complacência: “obrigado por cuidarem de miam até aqui, mas vão cuidar de vocês agora, que Deus abençoe vocês”. Parece até que Deus esta nisso! Apesar do choro, pareciam determinadas a ficar juntas.
Porém Noemi pega pesado, e começa a cessão de autocomiseração. O pessimismo e desanimo de Noemi foram como um veneno para a alma de Orfa, que não suportou e sucumbiu ao clima de desistência e alarmismo!
A voz de choro, provocou desistência em Orfa (1:14), ela deixou que todo sentimento de frustração e pessimismo de Noemi entrar em seu coração. Quando isso acontece nossa força diminui, (Prov.24:10) “Se te mostrares frouxo na angustia sua força será pequena”. Você nunca chegará a lugar algum se teu coração não chegar primeiro, ou seja, se a ideia não for acolhida no coração, você não se esforçará para alcançar.
Cuidado com a “galera da nuvem negra”, que enxergam o lado ruim de tudo, sua ótica é sempre pelo lado negativo. Não aceite que vozes de choro encubram sua voz de alegria. Não concorde que está tudo perdido. Pode ser grave mas não é o fim do mundo. Muito, não é tudo, então não aceite o extremismo na sua vida!
-
O amor verdadeiro não te deixa abandonar o barco, então ame de verdade.
Jamais desistiremos de algo que amamos verdadeiramente. “Ofra, Beijou, abraçou, mas abandonou” (1:14), a cena é comovente, ela amava a amiga e sogra, porém não o suficiente para ir até o fim. Ofra, beijou, chorou, mas desistiu, queria ficar, mas não ficou! Tentou, mas desistiu.
Aprenda a amar de verdade não só em palavras, ou gestos de afeto e carinho. O verdadeiro amor é mais profundo que isso, ele faz sacrifícios, abre mão do importante para ficar com o essencial, o amor acredita, mesmo se todos dividam.
Pague o preço para ver do seu Deus ainda é capaz. A despeito de tudo que você já viveu. Lembre-se que o premio não é para quem começa, mas quem vai ate o fim. Quando parecer que chegou o fim e você perceber que não se cumpriram as promessas, então não é o fim, mas uma pausa, para Deus continuar escrevendo minha História.

Oque fazer, quando minha melhor opção for a pior saida?
IIREIS 7:3-15
O que fazer quando sua melhor opção, for a sua pior saída?
“Quatro leprosos e um destino”
II Reis 7:3-15
IIReis 7:3- E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
7:4 - Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.
7:5 - E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.
7:6 - Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7:7 - Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
7:8 - Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
7:9 - Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
A cidade de Samaria estava sitiada por um exercito inimigo a muitos meses, já não havia mais nada para se alimentar, o povo já estava fazendo loucuras, como matando e se alimentando de cadáveres.
Você que acha que tem grandes problemas, que já pediu para morrer porque não suporta mais sua vida, acha que já chegou no seu limite. Você que acredita que tem motivos de sobra para abrir mão de tudo e desistir, preste bem atenção a esta palavra.
É verdade que nem sempre a vida deixa muitas opções para escolha. O que podemos fazer quando a nossa melhor opção é a pior saída. Quero te apresentar, quatro amigos, quatro homens que de um dia para o outro se tornaram heróis nacionais, sem disparar uma só flecha, venceram uma guerra contra um gigante exercito invasor e ainda salvaram uma cidade inteira da miséria e da fome.
Quatro heróis, quatro pessoas generosas, determi-nadas e que tinham uma enorme vontade de viver. Talvez você diga, com certeza estes quatro não passam pelo que eu passo, não tem a doença que eu tenho, são saudáveis. Não tem metade dos problemas e crises que eu tenho.
Não sei a quanto tempo eles se conheciam, mas a partir do dia que foram acometidos por uma grave doença, a vida deles simplesmente mudou.
Quatro pessoas que compartilhavam a mesma dor, a saudade era companheira de todos: tudo que um deles queria era poder abraçar a filinha de novo, o outro só olhava a amada esposa de longe, o outro lembra nitidamente da ultima vez que viu o sorriso da mãe, o assunto do outro é sobre as manchas no corpo e a dor insuportável.
Estavam condenados a viver distante da família e à margem da sociedade, até no Templo foi proibida a entrada deles. O vers. 3, descreve o problema deles – eram leprosos! O vers. 4, estão listados as três únicas opções que tinham: morrer da peste, morrer de fome ou morrer assassinados pelos inimigos.
A situação era mais ou menos assim: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come! Você ainda acha que tem o pior problema do mundo?
Estes heróis nos ensinam lições preciosas, para ser vivenciada, especialmente nos momentos que a vida não te der muita opção, quando você olhar para todos os lados e não ver uma saída, quando parecer que aceitar o fracasso, é a melhor saída:
-
V.3 final – Se você quer ver mudanças, não pode se acomodar à desgraça. “Porque ficaremos aqui, sentados esperando a morte chegar?”
Não questione o que Deus fez, mas oque você esta fazendo. Ficar sentado em cima da crise chorando e lamentando, não é solução. Os quatro tinham todos os motivos do mundo para desistir da vida e se entregar ao desanimo:
Vitimas de sofrimento físico (V.3): deformados pela doença degenerativa exalavam o mau cheiro pela sua carne putrificada além das dores que eram insuportáveis.
Vitimas de crises emocionais terríveis (V.3): totalmente discriminados, excluídos e marginalizados pela sociedade.
Vitimas de conflitos espirituais: imagine o senti-mento de rejeição imposto pela igreja, eram chamados de imundos conforme a Lei. Muitas pessoas à esta altura, talvez já tivessem optado pelo suicídio ou desistido de tudo!
-
Eles perderam tudo, mas não perderam a vontade de viver!
Você assiste a documentários sobre as competições em Paraolimpíadas, onde cadeirantes jogam basquete, pessoas com pernas mecânicas apostam corridas, cegos lutam judô. Já vi pessoas que por falta de mãos, pintam quadros com os pés e até com a boca.
Enquanto isso muitos de nós com boas pernas, braços, saúde e visão perfeita, sofremos de autocomiseração: nos achamos incompetentes, incapazes e desafortunados. Lembre-se destas pessoas que não se detiveram diante dos limites que a vida lhes impôs e estão reaprendendo a viver!
-
Você pode não evitar fracassos, problemas e lutas, mas pode se preparar para vencê-los e supera-los.
Seja mais um daqueles que se superaram. Estes leprosos, não tiveram medo de se arriscar em busca de uma nova e inesperada solução. Não se esconda atrás de desculpas para tentar justificar sua desistência.
Alguns em momentos de altopiedade dizem: “Nunca tive sorte, já tentei muitas coisas, nada funciona comigo”, “ninguém me deu apoio”. Esta historia vai fazer você perceber que a vitória, não é de quem tem sorte, mas de quem teve atitude e se ajudou. Imagine como seria o mundo hoje, se estes homens tivessem desistido:
O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, duas vezes. Quando tentou pela terceira vez, foi aceito e marchou para os livros de história.
O superstar do basquete, Michael Jordan, foi cortado do time de basquete na época de escola.
Winston Churchill repetiu a sexta série. Veio a ser primeiro ministro da Inglaterra somente aos 62 anos de idade, depois de uma vida de perdas e recomeços.
Albert Einstein não sabia falar até os quatro anos de idade e só aprendeu a ler aos sete. Sua professora o qualificou como "mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos". Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.
Louis Pasteur foi um aluno medíocre na escola. Dentre 22 alunos, ficou em 15° lugar.
Em 1944, Emmeline Snively, diretora da agência de modelos Blue Book Modeling, disse à candidata Norman Jean Baker (mais conhecida por Marilyn Monroe): "É melhor você fazer um curso de secretariado ou arrumar um marido".
Ao recusar o grupo de rock inglês chamado The Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse: "Não gostamos do som. Esses grupos de guitarra já eram."
Em 1954, Jimmy Denny, gerente do Grand Ole Opry, despediu Elvis Presley no fim da primeira apresentação, dizendo: "Você não tem a menor chance, meu filho. Melhor continuar motorista de caminhão."
Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, em 1876, não tocou o coração de financiadores com o aparelho. O Presidente Rutheford Hayes disse: "É uma invenção extraordinária, mas quem vai querer usar isso?"
Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Edison respondeu: "Não fracassei nenhuma vez, inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos."
Em 1790, um famoso professor de música na Alemanha ficou irado com um de seus alunos, Este aluno não conseguia seguir as regras básicas da composição musical. A respeito desse aluno, o professor declarou que “ele nunca chegou a aprender nada e, pior ainda, nunca irá compor nada que preste”. Mas aquele jovem aluno não se deixou abater pelo fracasso anunciado e continuou a compor, seu nome Ludwig von Beethoven
Henry Ford fracassou e foi à falência cinco vezes antes de, finalmente, ser bem-sucedido. Na verdade, durante todo seu percurso entre suas constantes quedas até atingir sua ascensão, Ford foi vitima de críticos que diziam que nunca o homem substituiria os cavalos por maquinas. “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” Dizia ele.
Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes. Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura como o pensador, o beijo e filho pródigo.
-
Jamais se acomode a situação de fracasso.
Exatamente na hora que os quatro leprosos se posicionaram e levantaram para sair em busca de uma solução (v.5,7) neste mesmo momento os inimigos também se levantaram, mas para fugir desesperados, por causa de uma intervenção de Divina. As vezes o Senhor, só esta esperando uma ação tua, para haver uma reação da parte Dele.
-
Aprenda que problemas impossíveis exigem soluções improváveis, esteja pronto para isso.
Não espere que Deus use métodos previsíveis sempre, se prepare para ser surpreendido por milagres. Mas saiba que você ainda não viu tudo sobre Deus, Ele pode usar métodos jamais esperados para dar seu livramento.
Com tantos soldados especialistas em guerra, um grande profeta de Deus na cidade, quem diria que Deus usaria quatro sem tetos, para mudarem a historia de uma povo.
Quem imaginaria que a vida de milhares, estaria nas mãos de quatro mendigos? As vezes você esta esperando a resposta de certas “cartas marcadas” ou “cartuchos”, mas o Senhor, pode usar meios não convencionais, pessoas até então, jamais disponíveis ou situações completamente fora do comum.
Em ICoríntios 1:26-31, Paulo escreve: “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;”
Deus não escolhe os melhores, mas escolhe os não convencionais, para escrever grandes momentos!
-
Permita ser surpreendido pelo Senhor, (v.19,20).
Havia um homem que achava que sabia tudo sobre Deus, o que Ele podia e não podia fazer. Este tolo morreu na porta da benção. Este general arrogantemente duvidou da Palavra profética de Eliseu, cuidado porque sua incredulidade pode não impedir a realização do milagre de Deus, mas com certeza vai te impedir de participar dele quando ocorrer.
O Senhor é Deus de surpresas, esteja pronto para ser surpreendido por Ele. O milagre foi tão inesperado que o próprio rei da cidade não conseguiu acreditar (v.12), “Como é possível haver um atacadista de alimentos lá fora, se aqui dentro estamos morrendo de fome? Deve ser uma cilada!”.
Tem gente tão acostumada à miséria, e escassez que, tem coisa que é boa de mais para ser verdade. Não peça para viver benção até você poder acreditar no que Deus é capaz. Antes de orar para ver milagres, ore para crer em milagres!
Pedro afundou no lago da galileia, porque pediu para Jesus andar em cima da agua, mas esqueceu de pedir para acreditar que aquilo seria possível, quando se viu fazendo algo inédito e extraordinário, se lembrou de que era apenas um ser ordinário, quando se viu fazendo algo sobrenatural, recordou que ele era apenas um ser natural!
Acorde todo dia e peça a Deus: surpreenda-me no dia hoje Senhor! Mas faça uma surpresa para Ele também: “acredite para valer!”.
-
Se prepare para lidar com desafios, mas também se prepare para lidar com o sucesso (v.9).
Precisamos saber ser honrados, Deus sabe o que dar e a quem dar, por isso que à alguns, Ele simplesmente não deu ainda!
Estes quatro leprosos não foram mesquinhos, nem egoístas quando chagaram ao acampamento do inimigo e perceberam que estava abandonado e farto de comida e bens materiais que o inimigo deixou para traz na fuga, então voltaram e compartilharam com o resto do povo faminto da cidade.
Poderiam ter sido vingativos, pois quando precisaram das pessoas, foram maltratados, rejeitados e expulsos, esta seria uma boa hora para se vingar dos maus tratos, mas não se comportaram assim. Por isso foram instrumentos de Deus para abençoar aquele povo.
Deus só te colocará por cima da situação, quando você souber o que fazer com os que permaneceram por baixo: como vai tratar os outros funcionários da empresa quando for encarregado? Como vai considerar os menos cultos da família, quando se formar na faculdade? Como vai tratar seu pastor depois do curso de teologia? O que mudou na sua vida depois que mudou para a casa nova ou trocou o carro?
Tem pessoas que se tiverem muito, se tornam mesquinhas, se estiverem em honra, ficaram soberbas, se sobem na vida, se tornam exibidos, se recebem unção ministerial, ficam arrogantes. Não saber lidar com o sucesso a honra!
Se você não souber lidar com coisas boas, então se prepare para continuar vivendo do básico da vida. Saiba compartilhar de seu sucesso e de suas conquistas: não esqueça que não chegou lá em cima sozinho, seus pais e amigos te apoiaram, sua igreja e seus pastores oraram por você, não esqueça de cumprir seus votos, feitos em tempos de apertos.
V.9 - “Não é certo guardar estas boas as só para nós”. Sem merecimento algum aqueles homens foram abençoados com o melhor. As “boas novas” que Jesus te entregou, precisam ser compartilhadas, fale da salvação em Cristo para os perdidos, famintos e sem direção.
Deus te honrou, quando te escolheu para ser herdeiro do Céu, agora é sua vez, levar esta informação aos que acham que vão morrer na miséria espiritual. É sua vez de compartilhar com outros, há o bastante para todos!
A BENÇÃO DO DESPRENDIMENTO
"Jamais peça ao Senhor, algo que não consiga devolver se Ele te pedir de volta." Nossos sonhos, desejos, projetos e realizações para ser chamados de BENÇÃO, precisa antes passar pelo teste do desprendimento, tudo que temos e somos, é Dele, por Ele e para Ele.
Jó era desprendido: “O Senhor o deu, O Senhor tomou; bendito seja o Nome do Senhor” (Jó 1:21b).
Paulo era desprendido: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece". (Fl.4.10-13)
Abraão era desprendido: mostrou isso quando saiu da sua terra, do seu conforto para um lugar que Deus ainda lhe mostraria. Se ainda não bastasse ofereceu ao Senhor o filho único que esperou por dezenas de anos, mesmo sendo ja velho e sua esposa estéril.
Maria era desprendida: Deus, pede a uma jovem noiva que abrisse mão de sua festa de casamento com data marcada, que abrisse mão da sua virgindade, que suportasse a língua felina das pessoas e que entregasse sua vida, porque ela poderia ter sido linchada.
Os três jovens na fornalha eram desprendidos: "se o Deus a quem servimos quiser nos livrar, livrará, mas se não...mas não nos prostraremos diante da sua idolatria" (Dn.3). Teríamos muitos outros exemplos de homens e mulheres que fizeram a diferença na historia da humanidade, deixaram seu legado de fé, caráter, comunhão e dependência do Senhor.
Mas para você não pensar que Deus nos pede algo impossível, desumano e impraticável, saiba que o maior exemplo de desprendimento, é o Próprio Deus; "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."(João 3:16).
O maior valor do desprendido, é o SER, e não o TER. Em uma cultura social que mede o individuo pelas suas posses, que valoriza a pessoa pelo nome, raça, cor, posição social e aparência, desprendimento pode parecer uma palavra em desuso e um termo em extinção. Mas para quem não vive esperando em Deus só nesta vida, DESPRENDIMENTO, ainda é a base da BENÇÃO.
Deus não nos manda fazer algo que Ele mesmo, já não tenha feito. Antes de chamar seus sonhos, realizações e conquistas de BENÇÃO, lembre-se: "se Ele te pedir isso ou aquilo, esta pronto para devolver ?" Seja um namoro que termina, um casamento que fracassa, uma pessoa amada que falece, uma oportunidade perdida, a perda de algo que levou anos para conquistar, seja a possibilidade de sair perdendo em uma questão, seja o que for, esta pronto para dar GRAÇAS em tudo? Note, não é "por" tudo, mas "em" tudo! Deus não pede para ficar feliz com tudo que acontece, mas que confie e reconheça a Soberania Dele em tudo.
Não se curve diante das lutas, dos desafios ou problemas. Sua essência não é oque você possui, mas o que Deus te criou para ser. Valorize as coisas, sem perder de vista o valor do ser humano. Não permita que as honrarias ou a falta delas, que o bem estar ou a falta dele, que as pessoas ou a falta delas, anulem a sua essência, lembre-se do que Deus disse a Abrão: "Eu te abençoarei, e tu serás uma benção"
Se um dia você pode perder tudo, não perca a sua fé nem a sua confiança em teu Deus, pois poderá reconquistar muito do que se foi, ou terá o poder de viver sem elas. Sua relação com Cristo, deve estar pautada, pelas coisas que recebe ou não recebe Dele, mas por aquilo que Ele é para voce.
Você não vai a igreja "assistir" um culto, mas vai levar e oferecer o seu culto a Ele. Você não ora ou faz campanhas de fé, só pelas necessidades, mas porque quer conhecer mais do teu Deus. Não pregamos a auto anulação do individuo, mas ensinamos sobre a benção do desprendimento, e isso só é possível quando entendemos que NADA é nosso e TUDO é Dele! Pense nisso.